Programa de Compras Governamentais

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Sebrae, foi realizado em 2021 o curso Programa de Compras Governamentais voltado para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas interessadas em fornecer serviços para o município. A capacitação fez parte do ciclo de formação em compras públicas com benefícios exclusivos para pequenos negócios. As aulas, gratuitas e no formato online, tiveram orientações com informações básicas sobre as modalidades tradicionais de licitação, ferramentas e processos de habilitação.

O curso serviu para que os empresários de Niterói pudessem conhecer novas oportunidades de faturamento e também auxiliou a administração municipal no cadastro de um número maior de empresas locais capazes de fornecer serviços. Desta forma, foi criado o chamado ciclo virtuoso das compras, que gera mais empregos, impostos e desenvolvimento local. O programa de capacitação de pequenos empresários locais para compras governamentais teve a participação de 223 empresas.