Prefeitura de Niterói intensifica rondas preventivas contra queimadas

A Prefeitura de Niterói intensificou as rondas preventivas contra queimadas na cidade. A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, em parceria com a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil Contra Queimadas (NUDEC Queimadas), estão realizando o monitoramento das áreas previamente mapeadas como sendo de risco para queimadas, usando drones, conscientizando e alertando moradores sobre os riscos relacionados aos incêndios em vegetação.

O Município criou em 2015 o Programa Niterói Contra Queimadas, que tem como uma das atividades mais importantes a formação de voluntários treinados pela Defesa Civil para realizar o monitoramento preventivo de focos de incêndios, inclusive realizando a observação e acompanhamento de balões, dando importante suporte às equipes de combate do Corpo de Bombeiros e da Guarda Ambiental.

“Também estamos realizando campanhas de conscientização nas festas juninas com maior concentração de pessoas, visando coibir a soltura de balões e de fogos de artifícios. É importante lembrar que provocar incêndios em vegetação e soltar balões configuram crime ambiental”, destaca o secretário de Defesa Civil, Tenente Coronel Walace Medeiros. “Com a chegada do período de festas juninas, infelizmente, verificamos um aumento da irresponsável prática de soltura de balões. Além do risco de causar incêndios em vegetação, os balões também podem causar incêndios em residências e em edificações comerciais e industriais. Outro grande risco associado aos balões, é o de acidentes com aeronaves. Alertamos aos cidadãos para que entrem em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, e Defesa Civil, pelo 199, ao avistar focos de queimadas”.

Para quem deseja ser um voluntário do Núcleo de Defesa Civil Contra Queimadas, fique atento: neste próximo sábado (02) ocorrerá o módulo 1 de 2022, e a pré-inscrição para a capacitação de voluntários pode ser feita através do link https://bityli.com/IsPYWs