Obras de recuperação do calçadão de Piratininga entram na reta final

As obras de recuperação do calçadão da Praia de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, estão chegando na fase final. O investimento da Prefeitura de Niterói é de R$11,2 milhões. Os serviços acontecem em um trecho de 300 metros e, de acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini, foram fundamentados estudos de engenharia e das ondas da praia para evitar que o calçadão seja impactado novamente pelas constantes ressacas que atingem o local.

“Esse é um problema antigo que agora terá uma solução duradoura. A contenção com a cortina atirantada e a colocação de várias estacas hélices secantes abaixo do nível do mar vão garantir que o calçadão permaneça intacto mesmo com os fortes impactos”, detalhou.

Além da reestruturação do calçadão, também já estão sendo finalizados o acabamento do posto salva-vidas, a colocação das cinco escadas que darão acesso à praia e o projeto de paisagismo, com canteiros, pergolado e gramado.

Camboinhas – As obras emergenciais na orla de Camboinhas, que teve parte do calçadão e dos quiosques danificados após uma forte ressaca, também prosseguem em ritmo acelerado. A contenção terá 270 metros de extensão e será realizada em muro de gabião. O investimento é de R$10,6 milhões.

“A nova estrutura resistirá às ações do mar por um longo período sem oxidar.  Além do muro, a orla também receberá melhorias nas escadas de acesso e reflorestamento da restinga”, explica o presidente da Emusa, Paulo César Carrera.

Fotos: Bruno Eduardo Alves

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo