Castramóvel da Prefeitura de Niterói vai passar pelo Largo da Batalha, Icaraí e Centro

Neste domingo (7), os moradores do Largo da Batalha e do Maceió que possuem animais domésticos poderão agendar castração gratuita, a partir das 10h, na praça do Largo da Batalha. Os moradores desses bairros serão os primeiros a receberem o Castramóvel da Prefeitura de Niterói após terem sido escolhidos pela população em uma consulta pública desde o dia 20 de junho, na plataforma Colab, aplicativo utilizado pela Prefeitura para atender demandas do cidadão.

“A participação popular foi muito importante para termos um termômetro das localidades que estão acompanhando nosso trabalho e demandando o serviço. Os mais votados nesta consulta serão contemplados até o final de 2022 e também iremos aproveitar os dados da pesquisa para criar a agenda de 2023”, conta o coordenador de Proteção Animal, Marcelo Pereira.

Nesses primeiros bairros que receberão a unidade móvel após a consulta serão distribuídas 450 senhas (60 cães fêmeas, 90 cães machos, 150 gatos e 150 gatas), uma por pessoa. Para fazer o agendamento é necessário apresentar xerox da identidade e do CPF e comprovante de que o interessado mora em um dos bairros. Não haverá cadastro de reserva. No dia da inscrição não precisa levar o animal.

Quem fizer a inscrição assistirá uma palestra sobre cuidados após a castração e seus benefícios. As cirurgias serão realizadas entre 9 de agosto e 15 de setembro. Todos os animais castrados receberão microchip e medalha de identificação. O veículo ficará estacionado na sede da Clin no Largo da Batalha.

O veículo, que fica em média 45 dias em cada bairro, conta com sala de preparação de cirurgia e pós-cirurgia. As
equipes que atuam na unidade são formadas por quatro veterinários, um anestesista e técnicos.

Para ser contemplado pelo programa, é preciso ser morador do bairro em que o Castramóvel se encontra, ser maior de idade e ter toda a documentação, não sendo permitido fazer inscrições para terceiros. O animal precisa ter mais que 4 meses e menos que 6 anos, ter menos que 25 quilos e não ser braquiocefálico (focinho achatado, como por exemplo cães das raças Pug, Buldogue Francês, Shih Tzu, Boxer, entre outras, e gatos das raças Persa e exóticos).

Consulta Pública –
Com 2096 participações, a população de Niterói escolheu, pela plataforma Colab, por onde passará a unidade móvel, gerenciada pelo do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), até o fim do ano.

A região do Largo da Batalha/Maceió foi a que recebeu mais votos, com 15,72% dos votos, seguida por Icaraí (12,61%) e Centro/Ponta da Areia (11,94%) serão os próximos a receber o serviço do Castramóvel que está prestes a completar dois anos.

Para o coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão do município, Fernando Stern, a cada consulta pública, os cidadãos de Niterói se engajam mais e de forma mais profunda no processo de tomada de decisões.

“Nesta última consulta, através do Colab, o cidadão votou e tomou pra si o poder de definir a agenda do Castramóvel para o restante do ano. Isso quer dizer que a prefeitura abriu mão de algo que poderia ser totalmente interno e dividiu a condução da política pública com a população. Seguiremos estimulando cada vez mais essa participação, realizando consultas em diversas áreas do governo e que mobilizem segmentos cada vez mais amplos da sociedade”, destaca Stern.

O serviço que funciona com uma unidade móvel, desde agosto de 2020, e já realizou cirurgias de castração nos bairros do Caramujo, Engenho do Mato, Badu/Cantagalo, Engenhoca, Várzea das Moças, Santa Bárbara, Ilha da Conceição, Região Oceânica, Santa Rosa/Vital Brasil/ Pé pequeno/Viradouro, Jurujuba e Barreto.