Centro Cirúrgico do Hospital Oceânico completa cinco meses com quase mil pacientes operados

Cinco meses após o primeiro paciente operado, o Centro Cirúrgico do Hospital Oceânico Dr. Gilson Cantarino, em Piratininga, já acumula números expressivos, com quase mil pacientes atendidos neste período, sendo fundamental para a redução na fila de espera em Niterói. A abertura do espaço na unidade veio com o avanço da vacinação, a queda dos casos de Covid-19 e o planejamento da Prefeitura de Niterói para que o hospital continuasse a atender a população da cidade.

Referência no combate a Covid-19 durante o auge da pandemia, a unidade passou a integrar a rede municipal de Niterói, com leitos e cirurgias clínicas. Desde 3 de março – quando aconteceu a primeira cirurgia – o hospital vem realizando procedimentos cirúrgicos. Iniciando com duas especialidades, cirurgia geral e oncológica, hoje conta com equipes que se dividem em sete especialidades: urológica, vascular, proctológica, ginecológica, pequenas cirurgias (plásticas reconstrutoras e procedimentos não invasivos), além de geral e oncológica. De março até julho foram realizados cerca de 1.150 procedimentos, totalizando mais de 800 pacientes atendidos.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, fala dos resultados positivos após a abertura do centro cirúrgico.

“A abertura do Centro Cirúrgico gerou bons resultados para o município. Em cinco meses houve redução da fila de cirurgia geral e o planejamento é zerar o quanto antes”, conta.

De acordo com a diretora da unidade, Gisela Motta, o hospital hoje dispõe de nove equipes médicas se revezando de segunda a sábado.