Alunos de escolas municipais de Niterói expõem obras de arte no Campo de São Bento

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, foi palco da inauguração da mostra cultural “Arte, Bicicleta e Educação” no final da tarde desta quinta (18). A exposição reuniu uma coletânea de obras de arte criadas por crianças da rede municipal de ensino de Niterói em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista (19/08) e é uma parceria entre as secretarias de Educação, das Culturas e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

“O Programa Niterói de Bicicleta convidou as crianças para expressarem através de desenhos a presença das bicicletas em nossa cidade. Gostamos muito do resultado! Vários dos trabalhos expostos mostravam a presença da ciclovia, o que nos faz entender que esse elemento novo no desenho urbano de Niterói já está introjetado nessa nova geração.”, comenta Axel Grael, prefeito de Niterói, que estava acompanhado da primeira-dama, Christa Vogel Grael.

O objetivo da mostra é estimular o uso da bicicleta entre os estudantes e niteroienses e mostrar que as bicicletas são um meio de transporte saudável, sustentável e econômico. Atualmente, Niterói tem 60 km de ciclovias e a meta é chegar a 120 km até 2024.

“Estamos avançando na pauta da mobilidade por bicicleta em Niterói, estimulando a cultura da bike, o respeito e a educação no trânsito. Além do caráter lúdico, a mostra é uma ferramenta de estímulo à reflexão crítica sobre o transporte urbano em nossa cidade”, detalhou o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

Crianças de 12 escolas participaram do projeto. Cada professor desenvolveu o tema de acordo com os trabalhos abordados em sala de aula. De acordo com o secretário de Educação, Lincoln de Araújo, o exercício criativo proposto aos estudantes estimula a ideia de que o meio urbano deve ser ressignificado.

“A educação municipal de Niterói está comprometida em idealizarmos e consolidarmos a cidade que queremos: uma cidade inclusiva nos aspectos da justiça social, responsável no zelo ao meio ambiente. As bicicletas, em Niterói, simbolizam essa mobilização pela sustentabilidade”, afirmou.

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, acredita que esse evento trabalha a sensibilização no que diz respeito à cultura do uso da bicicleta na cidade.

“Niterói vem crescendo exponencialmente na quantidade de ciclistas por conta da estrutura física que a gente vem montando desde 2013. Isso, para nós da Secretaria do Clima, é fundamental, porque reduz a quantidade de emissão de gases de efeito estufa. A sensibilização das crianças nesse processo vai gerar uma cultura de um adulto ciclista e responsável”, acredita.

Aluna da Escola Municipal Paulo Almeida Campos, em Icaraí, Helena Gomes, de 10 anos, já aprendeu a lição.

“Achei muito legal fazer esse trabalho. Acredito que usar bicicletas, em vez de carro ou ônibus, evita a poluição e pode salvar o planeta!”, declara.

A ideia da organização é que a exposição seja itinerante e levada a diversos pontos culturais da cidade e em escolas da rede municipal de Educação até o final deste ano. Além disso, de acordo com os organizadores, a mostra também estará disponível em breve de forma digitalizada nos canais oficiais da Coordenadoria Niterói de Bicicleta e nos da Secretaria de Educação.

Crianças e escolas premiadas – O evento contou ainda com uma premiação. As crianças autoras dos melhores trabalhos foram premiadas com bicicletas – uma por categoria de acordo com a série em que estão cursando. Além disso, todas as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) participantes receberam bicicletas de equilíbrio.

Primeira infância – A mostra no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno faz parte da uma série de projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade voltados para a primeira infância envolvendo várias secretarias. As ações são norteadas pela Rede Urban 95, que realiza capacitações e mapeamento das ações dedicadas a crianças de 0 a 5 anos.