Niterói homenageia centenário de Darcy Ribeiro em escolas públicas

As Secretarias Municipais de Educação (SME) e das Culturas (SMC) de Niterói vão realizar uma série de atividades em comemoração ao centenário de aniversário do educador, antropólogo, historiador, sociólogo e escritor Darcy Ribeiro. O primeiro evento será uma Roda de Conversa com o tema ”Darcy Ribeiro e a Criação dos Animadores Culturais nos CIEPs”, na próxima sexta-feira (26), às 10h, na Casa Amarela, sede da SME. A roda – que reunirá representantes da sociedade civil, educadores e artistas – é a primeira ação de um programa de Animadores Culturais nas escolas, de acordo com a metodologia de Darcy, que integra arte e cultura nas escolas públicas da cidade.

A mesa será composta pelo secretário de Educação, Lincoln Araújo, pelo secretário das Culturas, Alexandre Santini, pela escritora e pós-doutora em Educação Lia Faria, pelo ator e animador cultural Richard Riguetti, e pelo teatrólogo Amir Haddad, diretor, ator, criador do grupo “Tá na Rua” e reconhecido internacionalmente por sua trajetória nas artes públicas.

“A roda de conversa servirá como base para um estudo, para ver a possibilidade de implantação de um projeto similar ao Animadores Culturais na rede de educação de Niterói, como foi idealizado por Darcy Ribeiro nos CIEPs”, afirma o secretário de Educação, Lincoln Araújo.

Para o secretário das Culturas, Alexandre Santini, é a possibilidade de Niterói recriar o Programa de Animadores Culturais nas Escolas, um projeto que foi referência do programa especial de educação dos Cieps no governo Brizola, quando o Darcy Ribeiro era vice-governador e secretário de Educação.

“Esse programa se tornou uma referência mundial e formou gerações de artistas, que trabalhavam nas escolas como animadores culturais, assim como mestres da cultura popular. É importantíssimo, porque envolve uma lógica e uma visão muito transversal de cultura, muito ampla. Então, a possibilidade de Niterói protagonizar um relançamento desse programa no centenário de Darcy Ribeiro é algo que nos enche de orgulho e de esperança. Além disso, a parceria entre cultura e educação é estratégica, demonstrando a importância dessas áreas estarem irmanadas na construção de políticas públicas de interesse da população, em benefício das nossas crianças, das novas gerações”, afirma.

Sobre Darcy Ribeiro – Um dos principais pensadores da educação no Brasil, Darcy Ribeiro deixou uma vasta contribuição para a causa indígena e para a educação, principalmente a pública. O educador foi o idealizador dos CIEPs – Centros Integrados de Educação Pública, que tiveram como principal objetivo implantar a educação em tempo integral nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Darcy Ribeiro foi ministro da Educação no governo João Goulart, e sua visão de educação foi profundamente influenciada pelo movimento Escola Nova, que procurava renovar a educação opondo-se aos métodos tradicionais de ensino e tornando a escola instrumento de combate às desigualdades sociais.

Como secretário estadual de Educação do governo Leonel Brizola, o educador Darcy Ribeiro trabalhou para implementar atividades artísticas através dos animadores culturais, na agenda de atividades dos CIEPs, integrando-as ao currículo escolar. Criava, assim, o Programa de Animação Cultural, que ajudou a formular uma política educacional que contemplasse, em sua metodologia, a criatividade humana.

Serviço:

Roda de Conversa: ”Darcy Ribeiro e a Criação dos Animadores Culturais nos CIEPs”

Local: auditório Darcy Ribeiro, Casa Amarela, sede da Secretaria Municipal de Educação na Rua São Pedro, 108 – Centro

Data e hora: 26 de agosto, às 10h