Obras do guarda corpo de Icaraí começam nesta semana

A obra de restauração dos 900 metros do guarda-corpo entre a Praia de Icaraí, na altura da Pedra de Itapuca, até a Praia da Boa Viagem, começa nesta semana. O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou nesta segunda-feira (05), a ordem de serviço para o início das intervenções, cuja previsão de término é em cerca de três meses. A obra está orçada em R$ 3.860 milhões.

“Nossa preocupação era realizar uma intervenção que possa garantir a segurança para os usuários, tenha durabilidade e que possa ser uma obra a curto espaço de tempo para minimizarmos os impactos causados naquele trecho da orla”, disse o prefeito Axel Grael.

As intervenções acontecerão sempre em trechos de 100 metros para causar o mínimo de transtorno para os praticantes de esporte e quem utiliza o calçadão. O material escolhido é anticorrosivo e sustentável e é feito de módulos que se encaixam a cada seis metros. Para garantir a segurança de funcionários e de pessoas que passam pelo calçadão serão colocados cercamentos e tapumes à medida que a obra for avançando.

A secretária de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, informa que o guarda-corpo de ferro será substituído pelo de fibra para ter mais durabilidade.

“Sabemos que será um período com um pequeno transtorno para o usuário, mas o importante é que vamos entregar uma obra segura com um material mais durável”, disse a secretária.

Participaram ainda da assinatura os secretários de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini, o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, o gestor de orlas, Leandro Magaldi, e os administradores regionais de Icaraí, Alessandro Andrade Junqueira, e do Ingá, Paulo Figueiredo da Silva.