Guardas Ambientais de Niterói desmontam dois acampamentos clandestinos em área do Parnit

Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói desmontaram na manhã desta segunda-feira ( 19) dois acampamentos clandestinos que haviam sido fixados a cerca de 300 metros da entrada do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), nos limites do bairro de Maceió, em área de mata fechada . Foram encontradas lonas , tendas e lençóis que foram recolhidos . A fiscalização no local vem sendo intensificada com objetivo de evitar a degradação da fauna e flora .Denúncias podem ser feitas através no número 153 que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Os Guardas Ambientais chegaram até o local acompanhados de voluntários que , auxiliam no monitoramento do Parque e do diretor de uso público do parque , responsável pelo monitoramento do local e coordenação de voluntários , o ambientalista Alex Figueredo .A suspeita do grupo é que o acampamento tenha sido montado pelos chamados “ passarinheiros “ com o objetivo de capturar animais para venda .

“Um turista que fazia trilha nos avisou e acionamos o Cisp de imediato e a Guarda Ambiental que tem sede no Parque . Temos uma rede de proteção muito boa que inclui montanhistas, voluntários e a guarda. Estamos atentos e qualquer coisa fora da anormalidade prontos para agir . Tem quatro anos que não aparece nada nesse sentido nos limites do Parque , e se aparecer novamente vamos retirar“, disse Alex Figueredo.

Com treinamento especializado que inclui armas não letais, os Guardas Ambientais utilizaram sparks durante o trajeto com o objetivo de garantir a integridade da equipe enquanto os acampamentos eram desmontados .

“Assim que fomos noticiados partimos para o local . Nossa fiscalização é intensa na área e provavelmente eles tentaram se esconder numa região achando que ninguém passaria. O Parnit é uma das principais áreas de proteção a cidade e estamos atentos “ disse Renato Macedo coordenador da Guarda Ambiental.