Niterói e o Clube da Esquina: abertura teve talk show no Theatro Municipal

O Theatro Municipal de Niterói recebeu um talk show com um time de peso da MBP, com Mayrton Bahia, Wagner Tiso, Toninho Horta, Márcio Borges, Telo Borges e Marcos Sabino, com moderação de Chris Fuscaldo. O evento abriu uma série de atividades programadas até domingo (25) em homenagem à influência que Niterói teve na produção de um dos álbuns mais premiados da música brasileira, o Clube da Esquina – que completa 50 anos em 2022. O evento “Niterói e o Clube da Esquina” é organizado pela Prefeitura, com o apoio da Fundação de Arte de Niterói (FAN), da Coordenadoria de Gestão de Eventos (CGE) e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).

O prefeito de Niterói, Axel Grael, abriu o talk show ressaltando a programação de qualidade que a cidade tem tido e que o evento terá.

“Niterói tem muita sorte. Tivemos uma sequência de shows na cidade com excelente nível de qualidade. E agora teremos um pouco de Minas Gerais à beira da Baía de Guanabara. Eu tenho quase todos os discos do Clube da Esquina e descobrir que Niterói fez parte disso tudo foi muito bacana”, afirma.

O presidente da Fundação de Artes de Niterói {FAN), Fernando Brandão, ressaltou que Niterói é uma cidade muito musical.

“Aqui em Niterói temos vários músicos. Muitos fizeram história e representam a cidade pro mundo. Assim também acontece em Minas Gerais. Tenho muito orgulho de participar desse momento histórico para a música popular brasileira, para Niterói e para o Brasil”, conta.

No evento, o prefeito e o vereador Marcos Sabino entregaram o título de cidadão niteroiense a Toninho Horta, Márcio Borges e Wagner Tiso. 

Além do talk show, o Theatro recebeu uma exposição fotográfica com imagens inéditas dos músicos na cidade na época da produção do disco. A exposição estará aberta no saguão do Theatro Municipal até a quinta (22), quando Wagner Tiso Trio e Toninho Horta se apresentam também no local, a partir das 19h.

Os ingressos para o Theatro Municipal serão distribuídos mediante a doação de 1kg de alimento não perecível em prol do projeto Niterói Solidária, realizado pela Prefeitura de Niterói. A retirada dos ingressos pode ser feita na bilheteria do teatro, a partir das 16h30, com o limite de até dois ingressos por pessoa. É importante frisar que os assentos são marcados e a capacidade disponível é de 200 lugares.

Na sexta (23), a programação com shows e a exposição se desloca para Piratininga, no palco Marazul, na Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua. Às 19h, Lô Borges se apresentará abrindo o local. No sábado (24), o violoncelista Luiz Carlos Justino, da Orquestra da Grota, abre o show “Viva Milton – nosso Bituca” com artistas da cidade; na sequência, será a vez de Beto Guedes subir no palco. No domingo (25), será a vez de Wagner Tiso, Toninho Horta, Som Imaginário e Beto Guedes se apresentarem.

Palcos alternativos – Entre os dias 23 e 25 de setembro, os bairros de São Francisco, Jardim Icaraí, Fonseca e Barreto também terão apresentações musicais inspiradas no disco. A programação dos palcos alternativos contará com shows do grupo Cambada Mineira e de Claus Mózi na sexta (23); Wagner Tiso e Toninho Horta, Bellizar Luar, Karina Pontes, Luiza Reis e Raphaello Mazzei no sábado (24); e de Toninho Horta e Wagner Tiso, Sinfônica Ambulante, Chico Alves e Lê Santana, Igor Carvalho e Marabó no domingo (25).

Ligação entre Niterói e Clube da Esquina – Segundo Marcos Sabino, cantor e idealizador do evento, Milton Nascimento trouxe Lô Borges e Beto Guedes para o Rio e, depois de algum tempo, alugaram uma casa em Niterói, no bairro de Piratininga, na prainha, na encosta do Marazul, como era chamado o local na época. Lá se inspiraram para compor várias canções que fazem parte do disco que foi aclamado como o mais importante disco da história da MPB.

“Eu sempre achei que essa história, por tantos anos submersa, deveria ser contada e reverenciada como um presente aos niteroienses e a esses personagens que são referência de tantas gerações, em especial a dos anos 70, que viveu esse tempo lindo da música e bebeu dessa fonte da música mineira. E, agora niteroiense também.”

Sobre o Clube da Esquina – Com 21 músicas que ultrapassam uma hora de som, o álbum duplo é oficialmente creditado a Milton Nascimento e Lô Borges, no entanto é um trabalho de grupo, formado pelos dois e pelos músicos Beto Guedes, Toninho Horta, Flavio Venturini, Tavito, Wagner Tiso, Tavinho Moura, Nelson Angelo, Alaíde Costa, Robertinho Silva, Luiz Alves, Vermelho e Rubens Moreira Filho.

O álbum Clube da Esquina foi organizado conceitualmente pelo poeta e compositor fluminense Ronaldo Bastos. O disco foi lançado no Brasil em 1972 pela EMI-Odeon e chamou atenção pelas composições engajadas e a miscelânea de sons. Clube da Esquina foi eleito pela versão brasileira da revista Rolling Stones como o 7º melhor disco brasileiro de todos os tempos. Em setembro de 2012, foi eleito pelo público da rádio Eldorado FM, do portal Estadão.com e do Caderno C2+Música (do jornal O Estado de S. Paulo) como o segundo melhor disco brasileiro da história. Em 2022, foi eleito como o Melhor Disco Brasileiro de Todos os Tempos, pelo podcast Discoteca Básica, que ouviu 162 especialistas. Além disso, em diversas resenhas, segue aclamado como um dos álbuns mais marcantes da carreira de Milton Nascimento e Lô Borges, assim como da própria MPB.

Niterói Solidária – O evento contará com pontos de doação para a campanha Niterói Solidária, que arrecada alimentos e produtos de higiene e limpeza para ajudar famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

Serviço:

Niterói e o Clube da Esquina

Gratuito

22/09 (quinta-feira)

Show Wagner Tiso Trio e Toninho Horta – 19h

Local: Theatro Municipal de Niterói

23/09 (sexta-feira)

Show Lô Borges – 19h

Local: Palco Marazul – Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua) 

Show Cambada Mineira – 19h

Local: Palco Jardim Icaraí (Rua Doutor Leandro Mota (Polo Gastronômico)

Show Claos Mózi – 19h

Local: Palco São Francisco (Praia de São Francisco)

24/09 (sábado)

Show Wagner Tiso recebe Toninho Horta – 11h

Local: Palco do Horto do Fonseca (Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca)

Show Belliza Luar – 15h

Local: Palco Jardim Icaraí (Rua Doutor Leandro Mota (Polo Gastronômico)

Show Karina Pontes – 17h

Local: Palco Jardim Icaraí (Rua Doutor Leandro Mota (Polo Gastronômico)

Show Luiza Reis – 19h

Local: Palco São Francisco (Praia de São Francisco)

Show “Viva Milton – nosso Bituca” – 19h

Com artistas da cidade – Marcos Lima, Enzo, Felipe Ferreira, Yuri Corbal, João Gabriel e Canequinha (Quarteto), Dalto, Ithamara Koorax, Marcos Sabino, Altay Veloso, Beth Bruno, Negamanda, Renato Novaes, Lucynha Lima, Carmo Soá. Abertura do Violoncelista Luiz Carlos Justino, da Orquestra da Grota

Local: Palco Marazul – Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)

Show Beto Guedes – 21h

Local: Palco Marazul – Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)

Raphaello Mazzei – 21h

Local: Palco São Francisco (Praia de São Francisco)

25/09 (domingo)

Toninho Horta recebe Wagner Tiso – 15h

Local: Palco do Horto do Barreto (R. Dr. Luiz Palmier, s/n – Barreto)

Choro na Rua – 15h

(participações de Sinfônica Ambulante, Chico Alves e Lê Santana)

Local: Palco Jardim Icaraí (Rua Doutor Leandro Mota (Polo Gastronômico)

Show Igor Carvalho – 17h

Local: Palco São Francisco (Praia de São Francisco)

Show Marabó – 18h

Local: Palco São Francisco (Praia de São Francisco)

Show Wagner Tiso, Toninho Horta, Som Imaginário e Beto Guedes – 19h

Local: Palco Marazul – Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)

Fotos: Luciana Carneiro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo