Alunos da Rede Pública Municipal de Niterói assistem espetáculo sobre sustentabilidade

Alunos da Rede Pública Municipal de Niterói participaram, na quinta-feira (27) da apresentação do espetáculo ‘Guela Seca’, do grupo Teatralmente, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. A apresentação aconteceu em meio às atividades do Mês da Mobilidade, e foi organizada pela NitTrans em parceria com a Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e com a Fundação de Arte de Niterói (FAN).

Por meio da parceria, os alunos das escolas municipais Paulo Freire, Jacy Pacheco, Sebastiana e André Trouché puderam assistir ao espetáculo, que aborda a temática da educação ambiental de forma lúdica e divertida. O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a importância da sustentabilidade.

A chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, ressalta que a arte ajuda no desenvolvimento de bons valores e posturas, que são imprescindíveis para a construção de um trânsito mais seguro. Priscila explicou às crianças que elas podem começar hoje a fazer a diferença no futuro:

“Quero que vocês conheçam alguns dos nossos operadores de trânsito. Eles cuidam do trânsito da cidade e das pessoas. Vocês podem confiar neles quando precisarem de ajuda, orientação. De hoje em diante vocês vão poder ser mini operadores de trânsito. Vão receber um panfleto com orientações para chamarem a atenção do papai ou da mamãe se eles não estiverem fazendo tudo direitinho. Fiquem atentos”, disse Priscilla sendo aplaudida pelas crianças.

Thaylan Neves, 8 anos, da Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho disse que aprendeu muito com o personagem do tatu. “Gostei mais da parte do tatu, ele sempre tentando proteger a água e não deixando sujar. Vou vigiar os adultos para não deixar eles fazerem isso”, disse decidido.

A aluna Micaela Almeida Caldas, de 7 anos, destacou a participação do personagem do sapo: “Eu aprendi com ele que a gente tem que dividir a água com os outros. Atenta à participação das crianças, Roselene Lima do Amaral Silva, professora, disse que é emocionante participar da educação formal desses estudantes.

“É reflexo do que acontece na sala. Eles interagem e participam. Estão sendo chamados a opinar e a decidir. Assim, a gente cria crianças autônomas, pensantes, críticas. Isso é muito importante”, comenta Roselene.

A apresentação teatral contou com uma intérprete de libras e audiodescrição para três crianças. O consórcio Transoceânico disponibilizou ônibus para o transporte dos alunos das escolas municipais, que foram escoltados por operadores de trânsito para garantir a chegada em segurança no local.