Prefeitura de Niterói participa de Fórum de Dignidade Menstrual em Brasília

Nas próximas terça, quarta e quinta-feira (08, 09 e 10), a Prefeitura de Niterói foi convidada, por meio da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres para participar apresentando o Programa Municipal de Dignidade Menstrual no Fórum de Dignidade Menstrual em Brasília. O evento é promovido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). No primeiro dia haverá a Mostra de cinema: luz, câmera, menstruAÇÃO. Nos dias seguintes, diversos painéis vão discutir as iniciativas de gestores públicos para a promoção da dignidade menstrual.

“Menstruar é um processo natural e não deve ser motivo de vergonha ou tabus. A Prefeitura de Niterói, compreendendo seu papel na garantia do direito ao acesso aos itens básicos de higiene, por meio de licitação, adquiriu um milhão e oitocentos mil pacotes de absorventes, além de mil coletores menstruais e 500 absorventes de tecidos. A previsão de investimento é de mais de R$ 6 milhões e 100 mil reais nessa primeira etapa do programa de dignidade menstrual. A pauta da mulher é transversal, e nesse programa específico a Secretaria de Saúde fará a distribuição universal dos absorventes descartáveis, e nós da CODIM faremos a distribuição dos absorventes reutilizáveis, que serão ofertados em conjunto a um encontro formativo, junto as meninas e mulheres na Rede de Educacao e projetos sociais.
Em Niterói nenhuma mulher em situação de vulnerabilidade precisará perder aulas, trabalho ou lançar mão de miolo de pão, aqui a Prefeitura garantirá a dignidade menstrual de todas as mulheres “ explica Fernanda Sixel, secretária de Políticas e Direitos das Mulheres.

Segundo estudo publicado pelo Fundo de População das Nações Unidas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. O estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos” ainda constata que uma a cada quatro meninas faltam às aulas por não ter acesso à absorventes higiênicos durante o período menstrual, que pode durar de 5 a 7 dias.

A pesquisa identificou que os problemas menstruais foram o principal motivo de saúde que levou cerca de 22 mil meninas a deixar de trabalhar, ir à escola, brincar, ou realizar afazeres domésticos. Além disso, o manejo inadequado da menstruação pode ocasionar diversos problemas para a saúde, como alergia, irritação da pele, mucosas, infecções urogenitais como a cistite e a candidíase, e uma condição que pode levar à morte, conhecida como Síndrome do Choque Tóxico.

“O reconhecimento por parte de toda a Prefeitura que as condições de saúde são impactadas por fatores de caráter socioeconômico-cultural foi fundamental no processo de garantia desse direito. Em breve os absorventes estarão disponíveis e muitas outras ações no sentido de quebrar o tabu estarão sendo desenvolvidas em articulação com outras secretarias. Investir na vida de meninas e mulheres é trabalhar na construção de uma sociedade mais justa e na produção de gerações mais saudáveis.” afirmou Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde de Niterói.