Documentário sobre proibição de partos em Fernando de Noronha é exibido no Cine Ceam

O Cine CEAM de novembro exibe o documentário “Proibido Nascer no Paraíso” (2021, 78 min), de Joana Nin, no próximo dia 16, quarta-feira, às 14h, com entrada gratuita e classificação livre. Após a exibição haverá bate-papo.

Desde 2004, mulheres de Fernando de Noronha são forçadas a se afastar de casa para terem seus bebês, já que o único hospital local não está preparado para realizar partos. Aquelas que se recusam, são coagidas a sair. Nem mesmo as nativas podem optar por ficar. A proibição coincide com a explosão do turismo na ilha e gera conflito entre empresários e aqueles que têm direito à terra. O documentário acompanha a saga de três gestantes de famílias tradicionais, da gravidez até o parto.

O Cine CEAM é uma parceria entre CEAM – Centro Especializado em Atendimento à Mulher/CODIM e o Núcleo de Cinema e Educação/Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi)/ Coordenação de Educação e Cultura (CECULT)/ Subsecretaria de Projetos Educacionais Transversais (SSPET)/ Secretaria Municipal de Educação (SME).

O CEAM fica na Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, Centro, Niterói (próximo à Rua São João).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo