Segunda edição do Ocupa Casarão agita Fonseca no final de semana

No próximo domingo (11), o futuro Centro Cultural Municipal da Zona Norte, no Fonseca, sediará o evento Ocupa Casarão 2. Organizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, o evento é aberto ao público e acontecerá das 10h às 17h. A programação envolve atividades para todas as idades, além de um grande encontro das artes, com performances, programação infantil, apresentações dos Pontos e Pontões de Cultura, atração musical, Feira Típica da Riodades, entre outros.

Com 2 mil metros quadrados, o imóvel localizado na Alameda São Boaventura foi construído há mais de um século por um comerciante português – o registro do projeto no setor de Urbanismo do município foi feito há 110 anos -, e sempre pertenceu à mesma família. Os donos viveram no local até o início dos anos 1990. Em agosto deste ano, a Prefeitura de Niterói conseguiu o direito de uso do espaço para a desapropriação. De lá pra cá, a Secretaria das Culturas vem trabalhando em um grande projeto para o desenvolvimento do espaço cultural, que será o primeiro Centro Cultural Municipal da Zona Norte.

“A ocupação do futuro Centro Cultural Municipal da Zona Norte pelos artistas e coletivos do território é o primeiro passo para dar vida a esse espaço tão importante para a cidade. Esperamos todos lá para prestigiar um grande encontro das artes”, afirma o secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini.

Serviço: Ocupa Casarão 2

Local: Alameda São Boaventura, 263, Fonseca, Niterói – Casarão
Data e hora: domingo (11), de 10h às 17h

Programação:

10h – Atividade infantil: capoeira / Feira Típica da Riodades (até às 17h)

11h – Atividade infantil: Contação de histórias e consulta às crianças: “O Centro Cultural que queremos”. Mediadora: Cecília Vaz / Performance. Projeto “O Épico em nós” / Audiovisual. Exibição do registro de montagem. Projeto “O Épico em nós”

12h – Jongo. Ponto de Cultura: Ceabir

14h – Roda de samba. Ponto de Cultura: Candongueiro/primeiro set