Prefeitura divulga balanço da Operação Verão do último fim de semana

As altas temperaturas registradas pelos termômetros no fim de semana levaram milhares de banhistas às praias da cidade, no primeiro fim de semana de sol em 2023. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, a temperatura na cidade no domingo foi de 33 graus. As ações de ordenamento implementadas para a Operação Verão, que estão sendo realizadas pela Prefeitura na orla da cidade, surtiram efeito apesar da enorme demanda.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) recebeu 38 denúncias através do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói. A maior parte sobre estacionamento irregular e utilização ilegal da faixa de areia da praia de Itaipu por parte dos restaurantes localizados do lado esquerdo da referida praia. Após a constatação da infração, foi feito um trabalho de orientação em todos os restaurantes para que os mesmos retirassem as mesas em excesso que chegavam quase à linha do mar.

No período da tarde, ainda segundo a Seop, os fiscais de plantão realizaram ações com o intuito de dar andamento a processos administrativos oriundos do Ministério Público tais como: Invasão do espaço público na estrada da Viração e casa de festa irregular no Bairro Peixoto. Também houve operação na praia de Itacoatiara, para atender uma demanda de despejo de material de obra no passeio público.

A Subsecretaria de Transportes e Trânsito atuou com agentes neste fim de semana. Como saldo, foram 94 autuações e 15 veículos rebocados. Além disso, aproximadamente 20 transportes coletivos irregulares foram multados. É importante ressaltar que a concessionária Transoceânica operou com a totalidade da frota no final de semana e que todos os coletivos são climatizados.

A Nittrans atuou com 60 operadores de trânsito, 5 viaturas e 5 motociclistas para melhorar a fluidez no trânsito e no ajuste dos semáforos, quando necessário. Os operadores da Nittrans também atuam em apoio operacional à Subsecretaria de Trânsito e Transporte e à Guarda Municipal. Funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) recolheram 45 toneladas de lixo nas praias de maior frequência na cidade, no último fim de semana.

A população tem, na Região Oceânica, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) disponível para tirar dúvidas sobre locais de estacionamento e serviços municipais. O CAC fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, Nº 6666 – Piratininga. O atendimento também pode ser feito pelo número 2609-6580. O secretário da Regional Oceânica, Binho Guimarães, destacou o trabalho integrado dos órgãos para a melhoria na região.

“A Prefeitura de Niterói tem trabalhado com planejamento integrado entre seus órgãos para garantir um melhor acesso às praias e bairros da Região Oceânica para moradores e visitantes. Sabemos que o trânsito é inevitável com o aumento exponencial de veículos nas vias, mas temos nossa estrutura preparada para reprimir condutas ilegais. Esperamos da população conscientização e colaboração com a Operação Verão”, afirmou.

Operação Verão – A Operação Verão acontece em 12 praias da cidade desde o início de outubro. A ação de ordenamento é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e vai continuar sendo realizada aos fins de semana e feriados até o final de março de 2023. A Prefeitura de Niterói reforçou e ampliou as ações da Operação Verão para os fins de semana e feriados. Ao todo, 300 homens entre agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, NitTrans, Subsecretaria de Trânsito e Transporte (SSTT) e outros órgãos públicos estão atuando em todos os finais de semana em pontos estratégicos da cidade para apertar o cerco contra infrações de trânsito e estacionamento em local proibido, entre outras irregularidades. O objetivo é minimizar os impactos causados no trânsito e facilitar o acesso de moradores e turistas às principais praias do município.

Agentes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) estão nas ruas para orientar os motoristas. Além disso, foi ampliada a fiscalização de casos de estacionamento irregular nas vias da Região Oceânica. Carros parados em locais proibidos estão sendo multados e estarão sujeitos a reboque. Além disso, os painéis de informações da cidade trazem, em tempo real, as condições de trânsito nos acessos às praias da cidade.

Áreas de Estacionamento – Dentre as medidas para disciplinar e orientar o trânsito está a demarcação de áreas de estacionamentos que estão valendo desde 23 de novembro em pontos estratégicos de praias e ruas paralelas e perpendiculares de Camboinhas, Prainha de Piratininga, Itacoatiara e Itaipu.

Mais de 30 ruas contam com nova sinalização vertical. Quem estacionar em locais proibidos, incluindo entradas de prédios e portões estará sujeito e multa ou poderá ter o veículo rebocado.

Cadastro para ônibus de excursão – Para manter o ordenamento, os excursionistas com destino às praias niteroienses passarão por um cadastramento. A Neltur dispõe de uma equipe no setor de Lazer que orienta como guias e motoristas devem proceder para levar excursões a uma praia. O site www.niteroiturismo.com.br disponibiliza na página o “Orla Legal” todos os procedimentos para entrada de ônibus de excursão nas praias da cidade. Outras informações sobre excursão também podem ser obtidas na sede da Neltur, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelo telefone 3611-3809.

A Operação Verão conta também com efetivos da NitTrans, Neltur, Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), as Administrações Regionais de Icaraí, Região Oceânica, de São Francisco, Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten), Defesa Civil, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.