Centro recebe nova ação de abordagem especializada da Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói realizou mais uma ação integrada na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, uma das mais movimentadas da cidade, para oferecer acolhimento nos abrigos municipais para pessoas em situação de rua. Na tarde desta terça-feira (24), estiveram juntos agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Guarda Municipal. As equipes especializadas podem ser acionadas pelos números (21) 97197 – 9366 (diurno) ou (21) 97287-3643 (noturno). Na ação de hoje, 12 pessoas foram abordadas.

A ação é contínua e acontece rotineiramente no dia-a-dia dos agentes da SMASES, compostas por assistentes sociais e técnicos. As equipes fazem ronda nos locais de maior fluxo de pessoas em situação de rua com o objetivo de oferecer acolhida e os serviços socioassistenciais à população vulnerável que ficam por diversas regiões da cidade.

As equipes de abordagem social especializada trabalham na sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social, já que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. É fundamental que a pessoa aceite ir para um dos equipamentos oferecidos pelo governo municipal. Na ação desta terça, uma pessoa aceitou o acolhimento e foi encaminhada ao hotel. Todas as 12 pessoas abordadas já são referenciadas no Centro Pop e acompanhadas pelas equipes da SMASES.

A Secretaria atua de forma ininterrupta. Os técnicos da abordagem social fazem o cadastro para os benefícios socioassistenciais, verificam a necessidade de segunda via de documentação e também encaminham as pessoas para os centros de acolhimento municipais. Em 2022, mais de 5.400 atendimentos foram realizados pelas equipes de abordagem especializada. É importante reforçar que a mesma pessoa pode ser abordada por diversas vezes pelos técnicos.

Acolhimento – A Prefeitura de Niterói possui uma rede de atendimento para população em situação de rua que conta com equipes de abordagem social especializada, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e cinco unidades de acolhimento (abrigos).

O Centro Pop é a porta de entrada para o atendimento à população em estado de vulnerabilidade social. De lá, as pessoas são encaminhadas para as unidades de acolhimento, onde recebem atendimento de assistentes sociais, psicólogos e orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda e documentação civil. O objetivo principal é construir com os acolhidos um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social. A organização desses serviços garante privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Serviço de abordagem à população em situação de rua

Telefones: (21) 97197 – 9366 (diurno) ou (21) 97287-3643 (noturno)
O Centro Pop fica na Rua Coronel Gomes Machado, 259 – Centro.