Prefeitura de Niterói tem programação para marcar o Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Niterói programou uma série de eventos para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (08). A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) realiza, das 9h às 18h, na Praça Arariboia, no Centro, o “Codim na Rua”. O evento vai ocorrer ao lado da estação das barcas e terá uma apresentação para a população dos equipamentos de política e proteção das mulheres em Niterói.

Haverá distribuição de panfletos sobre os serviços prestados pela Codim e, às 16h, um pocket show com voz e violão com Débora Ojeda. O espaço também terá uma lona, na qual as mulheres poderão escrever mensagens contando as próprias histórias.

A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, destacou que a diversidade de ações e eventos é marca do 8 de março em Niterói. “Todo ano, a Codim celebra o Dia Internacional da Mulher com uma diversidade de atividades. Com o slogan “Cada Mulher, uma história” queremos mostrar o protagonismo de cada mulher com suas lutas, desafios e conquistas, além de fazer uma reflexão sobre os tempos atuais. Entendemos que somos todos responsáveis, Prefeitura e sociedade civil, pela construção de uma Niterói garantidora dos direitos das mulheres”, destacou Fernanda Sixel.

Na Zona Norte, a Secretaria Municipal de Governo, por meio da Administração Regional do Barreto, vai promover o evento #SouMulher. As atividades acontecem, a partir de 8h, no Parque Palmir Silva (Horto do Barreto). Serão oferecidos diversos serviços gratuitos voltados ao público feminino. Haverá corte de cabelo, designer de sobrancelha, massagem e auriculoterapia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e maquiagem. Pela manhã, ainda haverá uma palestra da equipe da Codim.

No Horto do Barreto, das 8h às 12h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza verificação de pressão arterial, medição de glicemia capilar, distribuição de panfletos sobre direitos da mulher, orientações das ISTs, distribuição de preservativos masculino e feminino. Também às 8h, a Policlínica do Barreto terá serviços de saúde para a mulher. No Centro, às 9h, a programação envolve uma roda de conversa com o tema “A Saúde da Mulher”, na Policlínica de Especialidades Malu Sampaio, na Rua Visconde do Uruguai, número 531.

Das 10h às 13h30, na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brasil, a assistente social Ana Inácia apresenta a palestra com o tema “Direitos da mulher” e a psicóloga Ana Beatriz fala sobre “autoestima e autocuidado”. Às 14h, no Largo da Batalha, a SMS promove mais uma roda de conversa, desta vez com o tema “A Saúde da Mulher Idosa no Grupo de Convivência”. O encontro acontece na Policlínica Regional do Largo da Batalha, na Rua Reverendo Armando Ferreira, número 30.

Às 15h, na UPA Mário Monteiro, em Piratininga, haverá palestras e suporte ao acesso a exames de check-up com a psicóloga Valéria Vilar. Na Policlínica Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, a programação envolve sala de espera com o tema “Empoderamento feminino e seus 5 pilares”.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) realiza uma roda de conversa sobre o Dia Internacional da Mulher com a participação da enfermeira Valéria Barros. Será às 14h, na Travessa Laurides Mattos, sem número (Banco Arariboia – Agência Vila Ipiranga).

A Secretaria Municipal de Educação (SME) organizou uma série de eventos nas bibliotecas populares para debater a temática feminina. Nesta quarta-feira (08), a Coordenação de Educação na Diferença, vinculada à Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET/SME), promoverá a live “Mulheres negras em foco: feminismo negro em diálogo com os currículos escolares”. O objetivo é mobilizar sentidos para produção curricular e abordar o protagonismo de grandes intelectuais negras como Beatriz Nascimento, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Nilma Lino Gomes e Azoilda Loretto da Trindade.

A live será transmitida pelo Facebook da Educação Niterói, a partir das 18h. O debate ao vivo terá a participação da coordenadora do coletivo, Beatriz Nascimento; da advogada Marianna Lopes; e das integrantes da Coordenação de Educação na Diferença, Profa. Drª. Lygia Fernandes e Profª. Drª. Renata Rodrigues; com a mediação da Profaª. Drª. Cristiane Gonçalves de Souza.

No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) lança a campanha “Cuidando delas na SMF”. A campanha tem como objetivo refletir sobre o papel da mulher na posição de cuidar daqueles que as circundam. A ideia é convidar as servidoras a pensarem e questionarem os múltiplos cuidados que também precisam ter consigo mesmas.

Ao longo do mês de março, a Secretaria abordará algumas formas importantes de cuidado, como: o cuidado mental e físico; as questões sobre maternidade e o cuidado no trabalho. Também serão promovidas diversas ações ao longo do mês, como roda de conversa, palestras, produção de guias e cartazes informativos.

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) vai marcar o Dia Internacional da Mulher com uma palestra para as funcionárias da companhia com a mastologista Thereza Cypreste e a psico-oncologista Ana Cristina Barros Fróes. As profissionais vão falar sobre “Saúde da Mulher”. Consulte a programação completa.