Clin recolhe folhas de árvores para evitar entupimento de bueiros e canais

Apesar da queda de folhas de árvores ser bem típica das estações de outono e inverno, nem mesmo em pleno verão, o trabalho das equipes de gari da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) diminuiu, principalmente, em bairros onde há maior concentração de Amendoeiras como São Francisco, Icaraí, Jardim Icaraí, Santa Rosa e Itacoatiara.

No verão, as equipes recolhem cerca de 800 sacos de folhas por dia. Já, durante o outono e inverno, os garis retiram uma quantidade bem maior, que chega a ser de 1500 sacos por dia. O trabalho de recolhimento de folhas das árvores tem um objetivo preventivo importante: impedir o entupimento de bueiros e galerias, que são canais de passagem da água.

“Apesar de ainda não estarmos na estação em que caem mais folhas, a Clin vem intensificando esse serviço no bairro de São Francisco e em outros pontos da cidade para evitar que essas folhas cheguem até as galerias causando entupimento. É uma ação preventiva por conta das chuvas de verão”, explica Nelson Ramos, diretor operacional da Clin.

De acordo com as equipes, este serviço, que é feito de forma manual e mecanizada, além de garantir a limpeza do local, impede que as folhas caiam nas ruas e calçadas, dificultando a passagem de pedestres e até mesmo o trânsito de veículos.

Para realizar a operação e remover o excesso de folhas, a Clin trabalha com equipamentos especiais como sopradores e “bags” que são sacolas reaproveitáveis, permitindo que o resíduo seja despejado direto no compactador.  Por dia, de acordo com o setor operacional, são utilizados pelas equipes aproximadamente 30 “bags” para retirar as folhas das ruas e calçadas de Niterói.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo