Niterói é o segundo município do país a receber selo “Cidade Amiga das Árvores”

Nesta sexta (10), o prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu das mãos do presidente da Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU), Sérgio Chaves, o selo “Cidade Amiga das Árvores”. Niterói é a segunda cidade do país a ganhar o prêmio, que foi oferecido à cidade por se destacar nos fundamentos das ações que a entidade ambiental preconiza para seus projetos de inclusão e reinclusão das árvores nas cidades. A primeira cidade a receber o selo foi Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, em 2022. A entrega aconteceu simbolicamente no Campo de São Bento.

Segundo Grael, o selo é um reconhecimento de um trabalho intenso que a gestão vem realizando no meio ambiente em Niterói.

“É uma honra receber esse prêmio de uma entidade ambiental como a SBAU, que vi nascer, quando eu ainda era presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Agradeço muito ao presidente da SBAU, Sérgio Chaves, pela visita e reconhecimento do nosso trabalho. Seguiremos avançando como uma cidade cada vez mais amiga das árvores!”, afirmou.

O presidente da SBAU enfatizou que a escolha de Niterói foi feita em votação do conselho de administração da instituição, que acabou de completar 30 anos e está presente nas cinco regiões do país.

“Estamos entregando o selo nas mãos do prefeito Axel. Esse selo foi votado pelo conselho de administração da nossa instituição e referendamos o que Niterói já é, pelos investimentos e cuidados com as questões ambientais, estamos entregando esse reconhecimento”, explicou.

Segundo a entidade, Niterói tem procurado proporcionar aos cidadãos inúmeros benefícios relacionados à estabilidade do climática, ao conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar e de vida de sua população, influenciando na saúde física e mental. Além disso, de acordo com a SBAU, Niterói tem agido na redução da poluição sonora, visual e ainda auxiliando na conservação do ambiente, considerando componentes bióticos mais importantes da cidade relacionados a aspectos ecológicos, estéticos e sociais.

O selo colocou Niterói entre as cidades de destaque mundial pelo plantio e cuidado com as árvores. Foi um reconhecimento não apenas pela quantidade de árvores, mas também pelo planejamento, gestão e cuidado das florestas urbanas.

“É com muito orgulho que recebemos este selo. É fruto de um trabalho de longos anos. Temos um cuidado especial com nossas árvores. Fazemos podas e plantios diariamente. Recuperamos árvores, realizamos descupinização e aplicamos produtos para evitar pragas. Temos cuidado até na hora das supressões que só são feitas mediante laudos técnicos elaborados por especialistas. Esse prêmio é um reconhecimento”, disse a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, reitera que a cidade pensa em sustentabilidade e na implantação de políticas públicas ambientais a curto, médio e longo prazo.

“Estou muito feliz por poder participar deste momento e reconhecimento de uma gestão, que tem na sua história a sustentabilidade em um de seus tripés. Fico feliz por contribuir para isso e de saber que estamos no caminho certo na nossa política pública com relação ao meio ambiente”, disse.

Com mais de 50% do seu território composto por áreas protegidas, Niterói possui 10 Unidades de Conservação (UC) e uma em fase de criação. Algumas delas são bastante consolidadas, como o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), outras estão em fase de estruturação, como o Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador e o Parque Natural Municipal Morro do Morcego, e ainda existem as que são desconhecidas pelos niteroienses e visitantes.

Prêmio internacional – Niterói já havia recebido no ano passado o selo de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pelo programa Tree Cities of The World, administrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Arbor Day Foundation.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo