Clin inicia implantação de projeto para reaproveitamento de resíduos de origem doméstica

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) recebeu, essa semana, 15 composteiras doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS). Os equipamentos serão instalados nos distritos da Clin e manuseados pelos próprios garis da empresa. A cerimônia de entrega dos equipamentos ocorreu no auditório da companhia. Em seguida, no mesmo local, houve a primeira etapa do curso de capacitação com demonstração teórica e prática do uso dos dispositivos.

As composteiras foram adquiridas por medida compensatória ambiental e têm, cada uma,  capacidade para cerca de 80 litros de resíduo.

A composteira é um processo biológico de valorização e reciclagem da matéria orgânica em caixas onde minhocas e microorganismos transformam resíduos de origem doméstica, gerados na cozinha e quintal, em adubos.
O presidente da Companhia, Luiz Fróes, iniciou  e destacou a importância deste projeto e da parceria com a Secretaria:

“Este é um momento histórico da Clin, pois é parte de uma mudança da empresa na direção da conscientização sobre o reaproveitamento dos resíduos em nossa sociedade. Essa é uma das ações da empresa que objetiva ser modelo de sustentabilidade e a parceria com a Secretaria de Meio ambiental é fundamental, além do envolvimento de todos os nossos funcionários”, destacou Luiz Fróes.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, esteve presente ao encontro na sede da Companhia.

“Essa parceria com a Clin chegou no momento certo, porque a secretaria está fortalecendo a agroecologia no município e este é um segmento que atua com temas transversais. Sempre tivemos a Clin como parceira na área de reflorestamento com a doação de mudas. Entendemos que a compostagem só traz benefícios, como a redução do encaminhamento de lixo orgânico para aterros, enriquecimento do solo, entre outros. Fazer isso dentro de casa, junto com a Clin, que já atua com excelência na limpeza da cidade, atende ao objetivo do Programa Municipal de Agroecologia Urbana, que preconiza o envolvimento de diversos órgãos do município. Quero agradecer por mais uma vez estarmos trabalhando juntos, dando início a mais uma iniciativa que só trará frutos positivos”, afirmou Robertson.

A empreendedora sócio-ambiental Ana Lemos, que é parceira da Secretaria de Meio Ambiente há mais de 20 anos em projetos sustentáveis, foi a responsável por promover a capacitação dos funcionários da Clin. Ela explicou sobre as vantagens e formas de utilização da composteira e fez uma demonstração prática de como usá-la. O equipamento, além de adubo orgânico, também produz biofertilizante, que pode ser utilizado para irrigar plantações, hortas e canteiros urbanos. Ana destacou que a produção do fertilizante natural é um dos grandes benefícios destas composteiras e que contribuem para projetos de segurança alimentar.

É importante ressaltar que, a fim de se tornar uma empresa sustentável, a Clin vem intensificando seus projetos ambientais. As composteiras são uma inovação na empresa, que já tem o reflorestamento como uma das suas atividades principais de sustentabilidade.

A cada ano, a Companhia produz 100 mil mudas de espécies variadas de vegetação e o trabalho é todo coordenado e realizado pelos próprios funcionários da empresa. A companhia é a responsável pelo reflorestamento do Morro Boa Vista, no bairro São Lourenço. Ao todo são 22 hectares. Todas as mudas são produzidas a partir de resíduos de poda, já que este material é rico em nutrientes e auxilia no desenvolvimento das plantas. Existe ainda um projeto-piloto da companhia que se destaca na produção de mudas de plantas medicinais. Essas plantas ajudam na prevenção e no tratamento de doenças nas comunidades carentes da cidade.  Nesses locais, as plantas também atuam como forma de recuperação de encostas de áreas degradadas e na arborização de Niterói.