Prefeitura de Niterói realiza II Fórum de Diretores na Sala Nelson Pereira dos Santos

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta sexta-feira (17), o II Fórum de Diretores, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. O evento reuniu gestores das 94 unidades que integram a rede municipal de ensino e teve como objetivo apresentar as principais ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pela Fundação Municipal de Educação (FME) para atender às demandas pedagógicas e de infraestrutura das escolas durante o ano de 2023.

O secretário municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bira Marques, destacou que o diálogo será constante com as direções das unidades.

“Estamos cada vez mais conectados com as escolas, numa perspectiva de mudar para melhor a qualidade da educação da rede pública de Niterói. Ouvi atentamente todas as questões colocadas pelas diretoras. Temos feito visitas, acompanhamentos das escolas e também tomamos algumas medidas para dar maior agilidade aos processos internos de tomada de decisão”, afirmou Bira Marques.

Dentre as medidas anunciadas pelo secretário e presidente da FME, estão a entrega dos uniformes e kits escolares na primeira semana de abril, a realização de concurso público no segundo semestre, e a continuidade dos serviços de reforma, manutenção e climatização de todas as unidades. Ele confirmou, ainda, investimentos na conectividade nas unidades e a ampliação do número de vagas e garantia de alimentação no programa Escola Parceira.

Quanto ao processo de expansão e qualificação da rede, estão sendo realizadas diversas intervenções que incluem: serviços de manutenção da rede elétrica e hidráulica, pintura das áreas internas e externas das unidades e a entrega de seis novas quadras poliesportivas. Com o objetivo de criar novas vagas, está sendo construída a Escola Municipal Fagundes Varella, localizada no bairro do Engenho do Mato, na Região Oceânica. E breve, serão dadas as ordens de início para a construção de novas unidades.

O encontro também contou com uma palestra da professora Daniela Patti, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Doutora em Educação e pós-graduada em Administração Pública, ela abordou o tema “Gestão Democrática, Qualidade da Educação e o Papel do Diretor na Escola”. Dentre os diversos aspectos assinalados, ela destacou a importância do diretor escolar na garantia do direito da gestão democrática, compreendendo o processo de eleição, a colegialidade e a participação da comunidade escolar nos processos decisórios.

O Fórum de Diretores contou com a presença da subsecretária executiva da Secretaria Municipal de Educação, Amanda Oliveira; da chefe de gabinete da FME, Verônica Proença; da subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke; da subsecretária de Planejamento e Gestão Escolar, Djenane Freire; da vice-presidente de Programas Educacionais Comunitários, Patrícia Gomes; do vice-presidente de Planejamento e Orçamento, Marlos Costa; do vice-presidente de Finanças, Rafael Ortiz; da chefe de Comunicação, Pamella Souza e do subsecretário de Políticas Educacionais Transversais, Thiago Risso.

Foto: Cheila Pacetti