Niterói apresenta políticas públicas para neutralização de carbono durante seminário em Teresina

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, participou de mais um encontro em que apresentou os projetos que a Prefeitura de Niterói está implementando no caminho da sustentabilidade e resiliência como forma de colaborar para a redução das emissões de carbono na cidade. É a terceira vez em uma semana que os projetos desenvolvidos por Niterói nesta área são levados como exemplo para outros estados. Na manhã desta segunda-feira (20), o secretário do Clima foi um dos palestrantes no evento ClimaTHE 23, em Teresina, no Piauí. Paez já havia participado de debates sobre o tema na Amazônia e Roraima

O ClimaTHE 23 foi realizado pela Prefeitura de Teresina com o objetivo de dialogar com a sociedade para tornar a cidade capaz de lidar com extremos causados pelas mudanças climáticas, decorrentes das elevadas taxas de emissões de gases do efeito estufa por diversos setores como Indústria, Transporte, Energia, Resíduos e AFOLU (sigla em inglês para Agricultura Florestas e Uso do Solo). Neste ano, o ClimaTHE foi pautado em 4 eixos principais: mudanças climáticas, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.

Luciano Paez representou Niterói no painel “Governança climática em nível local: urgências, desafios e oportunidades”.

“Enquanto primeira gestão municipal do Brasil com uma Secretaria dedicada exclusivamente ao tema, nos últimos dois anos, avançamos muito em educação, governança e justiça climática, contribuindo muito para proteger vidas na nossa cidade, e isso está chamando a atenção de diversos estados e municípios que nos convidam para mostrar esse trabalho e em alguns casos até trocar experiências e ajudar. É um trabalho que deve ser de todos, então essa integração com estados e municípios sobre o tema é de extrema importância”, disse o secretário do Clima de Niterói.

Dentre as ações que estão sendo implantadas, Paez destacou que Niterói está buscando trabalhar na base, com a realização de palestras sobre as principais fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE) dos 3 setores (energia, transporte e resíduos) para a sociedade e escolas, conscientizando sobre a quantidade de carbono emitida, adaptação e compensação dos gases de efeito estufa, e realização sistemática de plantio de mudas para a compensação dos gases emitidos.

O secretário do Clima de Niterói explicou que o Programa Social de Neutralização de Carbono está sendo implementado de forma gradativa, tendo por objetivo envolver todo cidadão no debate e na realização de ações concretas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Projetos apresentados no seminário – Luciano Paez mostrou que a Prefeitura está realizando, como parte do Plano Niterói 450 Anos, obras de contenção de encostas, de modernização do Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil, a substituição de veículos da frota municipal por carros elétricos e projetos que visam a mitigar a emissão de gases e que para as ações estão o município está investindo R$ 398 milhões no período de 2022 a 2024.

Deste total, as obras de contenção de encostas terão os maiores investimentos: R$ 302 milhões. As ações incluem ainda Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil, que já ganhou um radar meteorológico no Parque da Cidade, ações de prevenção no combate a queimadas, plano de reflorestamento de encostas, implantação de carros elétricos em diferentes órgãos da Prefeitura. O plano também inclui um Programa Municipal de Educação Climática com ações em setores como comércio, serviço, indústria, clube e organizações da sociedade civil. A meta é atingir 110 instituições até 2024.