Prefeitura de Niterói encerra Festival da Mulher premiando personalidades femininas

A Prefeitura de Niterói encerrou, neste domingo (19), o Festival Mulher, no Theatro Municipal, que durante quatro dias foi palco de uma intensa programação em homenagem às mulheres e que culminou com a entrega do Prêmio Inês Etienne para dez personalidades femininas que se destacaram em suas atividades ou participaram da luta pelos direitos da mulher em diversas áreas. A cantora Maria Gadú encerrou a noite com uma apresentação que emocionou a todos. A programação foi uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim).

Na tarde do domingo, aconteceu a apresentação da peça “Mãe Arrependida”, com Karla Tenório, seguido de um bate papo com a atriz. O espetáculo é autobiográfico e fala sobre as agruras da maternidade.

A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, destacou a importância da premiação ter o nome de Inês Etienne, uma mineira que adotou Niterói  como sua cidade e que ficou conhecida por sua luta, após ter sido torturada, sofrido abusos sexuais e ter ficado presa durante oito anos no local que ficou conhecido como Casa da Morte, em Petrópolis, durante o período da ditadura. Ela faleceu em 2015, em Niterói.

“Nós não queremos definir o mês de março somente como o mês de combate à violência contra as mulheres. Niterói quer sempre mostrar a pluralidade feminina, abordar os temas que nos dizem respeito e esse festival foi pensado assim. Trouxemos temas diferenciados como sexualidade, padrões estéticos, maternidade, adoção e uma série de outros assuntos”, disse Fernanda Sixel.

As mulheres homenageadas foram indicadas por sindicatos, instituições ou entidades e todas elas desempenham ou tiveram papel relevante junto a comunidades ou trabalhos que incluem também meio acadêmico ou científico.

As homenageadas foram: Andrea Marques Valença, Claudia Alexandre, Daniele Florentino, Everlane Cruz Barbosa Soares, Ericka Blaudt, Izaura Maria de Souza e Silva, Jane Debora da Conceição, Lilia Prates, Maria Barbara Toledo Andrade e Silva e Vilma Duarte Mara.

O ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, participou da cerimônia representando o prefeito Axel Grael e destacou a importância do trabalho que Niterói vem desenvolvendo para garantir os direitos das mulheres.

“São poucas cidades do Brasil que têm uma Sala Lilás, um espaço humanizado de atendimento para exame pericial, uma parceria entre as Prefeituras de Niterói e Maricá, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Secretaria de Polícia Civil. Se em outros locais tivessem iniciativas como esta, não haveria tanta reincidência em casos de violência contra a mulher. O movimento feminino é muito forte na cidade e é fruto de um trabalho coletivo. Temos um prefeito que apoia esse movimento e uma gestão que escuta os movimentos sociais. Tenho muito orgulho de ter criado esse prêmio em 2015. Que essa luta continue em memória de Inês Etienne. Ela foi uma das mulheres que mais sofreram nos porões da ditadura. Vamos continuar em frente nesse trabalho tão importante. Parabéns para a Codim e para todas essas mulheres guerreiras”, frisou Rodrigo Neves.

Nadine Borges, secretária Municipal de Direitos Humanos de Niterói, reiterou a importância da luta das mulheres e do prêmio.

“Estive à frente da Comissão da Verdade e um dos casos que investigamos foi a Casa da Morte. A única pessoa que sobreviveu à tortura neste local foi a Inês e graças ao depoimento e coragem dela, na década de 80, esse local foi descoberto. Então esse prêmio é uma homenagem para todas as mulheres e nos lembra da força dessa mulher também”, disse a secretária.

Também estavam presente na homenagem o presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), Fernando Brandão, e a promotora Carla Araújo, do Ministério Público, entre outras autoridades.

Conheça mais do perfil das homenageadas

Andrea Marques Valença

É formada em Administração e é empresária do setor de beleza. Chegou ao sindicato Sindisalões em 2003 e desde então se dedica ao bem-estar empresarial do setor como um todo. Integra a diretoria da Fecomércio-RJ, o conselho do SESC-RJ e a Câmara das Mulheres Empreendedoras Nacional em Brasília.

Claudia Alexandre

Há 22 anos, realiza na cidade um trabalho para familiares de presos e egressos. É presidente da AFAPE (Associação de Amigos e Familiares de Presos e Egressos). Teve seus filhos assassinados e há 22 anos decidiu lutar por outras mães.

Daniele Florentino

Niteroiense, filha de servidores públicos, teve grande influência da sua mãe Zilah nas ações voltadas a políticas públicas e na área de saúde. Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Oncológica no INCA e mestra em telesaúde pela UERJ. Trabalha há 18 anos na oncologia, com ênfase na saúde da mulher, cuidados paliativos e principalmente no câncer de mama.

Participa como colaboradora do Grupo de Trabalho da Mulher de Niterói, do Comitê de Saúde da População Negra de Niterói e do grupo de Pesquisa de Cuidados Paliativos da Fiocruz. Autora de livros e artigos nos temas da saúde da mulher, do racismo, da oncologia e cuidados paliativos.

Everlane Cruz Barbosa Soares

Nascida em Niterói, casada e mãe de dois filhos. Cursa Logística pela UNIGRANRIO e é presidente da Associação de Moradores no Bairro Parque Modelo. Realiza trabalho social em sua comunidade, promovendo ações na área da cultura, educação e assistência social.

Ericka Blaudt

Jornalista, especializada em Jornalismo Científico pela Fiocruz e Unicamp, e em Comunicação Organizacional e Marketing pela USP.

Atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e está à frente do Movimento Mães Empreendedoras de Niterói (AMEN), que criou em julho de 2017, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e competitivos de mães empreendedoras. O movimento atua com ações estratégicas – encontros, eventos mix, rodadas de negociação, parcerias – como suporte para o progresso dessas mães, que foram abandonadas ou abandonaram seus empregos em função do(s) filho(s) e tiveram que manter a subsistência da família, seja por necessidade, seja por amor à profissão.

Izaura Maria de Souza e Silva

Nasceu em Balsas, no sul do Maranhão. Aos 18 anos casou-se e veio morar em Niterói, cidade que a acolheu como amor e onde nasceram seus dois filhos. Formada em Comunicação Social pela UFF, entrou por concurso público para o BNDES, onde trabalhou durante 30 anos. Após se aposentar, em 2007, passou a integrar a equipe da Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro. Há quase 40 anos coordena campanhas beneficentes para instituições. Mora em Niterói há 62 anos, ama a cidade e se considera niteroiense.

Jane Debora da Conceição

Advogada, formada em Pedagogia Social pela UFF, mediadora de conflitos, jornalista pela ABME(Associação Brasileira de Mídias Evangélicas), juíza de Paz Eclesiástica, capelã, mentora de mulheres e atua no momento como uma das coordenadoras do Café Com Mulheres e Café Com Negócios – Brasil com sede na Flórida,  Mentora de crianças e adolescentes através de palestras motivacionais desconstruindo e desmistificando áreas de vulnerabilidade infanto-juvenil, conselheira em dependência química, e tendo sido conselheira tutelar em Niterói, bem como, conselheira de direitos atuante do terceiro Setor, fundadora do Projeto Deus Cuida de Mim – Missão Niterói, transformando vidas através do Esporte.

Lilia Prates

Membra do Conselho do Fórum de Mulheres Negras, educadora social e integrante do movimento “Negras Potentes”. Voluntária há 15 anos no trabalho de reintegração social de mulheres vítimas de violência e vulnerabilidade social, realiza um trabalho de resgate e identidade dessas mulheres por meio de abordagem social, acolhimento e autonomia em redes de atuação em políticas públicas, prezando pela qualificação da profissão do “educador social”, principalmente para as mulheres atuantes em congregações, abrigos, projetos comunitários, entre outros.

Maria Barbara Toledo Andrade e Silva 

Tabeliã, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Dom André Arcoverde, em Direito Notarial e Registral pela PUC MG, em Direito Especial da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ex-secretária de Assistência Social de Niterói no período de 2007/2008. Foi presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) no período de 2009 a 2013. É fundadora da Associação Civil Quintal da Casa de Ana, que apoia a adoção e o direito à convivência familiar e comunitária.

Vilma Duarte Mara 

Professora e doutora aposentada emérita da UFF , neurologista e geriatra , acadêmica emérita  da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, diretora científica da  Associação Brasileira de Alzheimer Regional Rio de Janeiro, coordenadora do Centro  de Referência em Atenção a Saúde  do Idoso da UFF de 1992  até 2009. Foi presidente do  Conselho  Estadual  de Defesa dos Direitos do Idoso  do  Rio de Janeiro , do  Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de  Niterói e da Sociedade de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro  e coordenadora da Universidade da Terceira Idade da UFF de 1994 a 2009.

Foto: Luciana Carneiro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo