Empreendedores recebem certificado do curso de Boas Práticas na Produção e Comércio de Alimentos

Setenta empreendedores receberam, na terça-feira (21), o certificado de conclusão do curso Boas Práticas na Produção e Comércio de Alimentos, oferecido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. As aulas, que aconteceram no Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE), no Centro, foram destinadas a empreendedores que trabalham com comida de rua e comerciantes das feiras de todas as regiões da cidade.

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cid, atualmente é grande o número de pessoas que trabalham com gastronomia e que têm nessa atividade sua principal fonte de renda.

“Eles já estão no mercado de trabalho e estamos qualificando essa mão de obra com boas práticas, que se revertem em saúde para a população. Além de qualificar, os cursos são importantes também para que nós, gestores, possamos ouvir as necessidades da população. Sempre fazemos os cursos em parceria com certificadoras, nesse caso foi com a faculdade de Nutrição da UFF. Também fazemos cursos com Sebrae ou Firjan”, detalhou.

A coordenadora do curso, Maria das Graças Medeiros, lembrou que cerca de 500 mil brasileiros vendem comida de rua e que a maior parte é formada pelo público feminino. É um mercado que cresce a cada dia e, por isso, quem estiver mais capacitado terá melhores oportunidades.

“Vocês precisam entender a importância que têm para a nossa cidade. Vocês representam Niterói não apenas na gastronomia, mas também no turismo, no lazer, na cultura. Vocês são um grupo de trabalho que move a economia da cidade. Estamos muito felizes com a conclusão deste curso”, disse para os formandos.

Entre eles, estavam Maria Luiza de Andrade, que faz comida africana e vende no Centro da cidade.

“Eu achei maravilhoso. Foi o primeiro curso que fiz. Aprendi muita coisa que eu não sabia. Eu não sabia precificar, por exemplo. Levava prejuízo. Minha clientela até aumentou porque aprendemos várias técnicas. Para mim valeu muito a pena”, contou.

Sobre o NAE
O Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE) da Prefeitura de Niterói é um espaço especial para empreendedores de Niterói usado como um ambiente inspirador e colaborativo para quem quer desenvolver, aprimorar ou iniciar negócios.

Funcionando na Avenida Feliciano Sodré 43, o casarão já abrigou uma unidade do Ministério da Agricultura e foi todo reformado pela Prefeitura para criar uma atmosfera que leve os empreendedores a promoverem iniciativas que contribuam para o crescimento do seu negócio, alavancando vendas, ou mesmo para aqueles que pretendem iniciar sua empresa e não sabem como agir.

O NAE tem três salas de reunião, espaço de coworking para até 20 micro e pequenos empresários, sala de atendimento, espaço de convivência, auditório/sala de treinamento com capacidade até 80 empreendedores, além de um laboratório para desenvolvimento de startups.

Ele pode ser usado gratuitamente mediante realização de um cadastro inicial dos empreendedores interessados, que poderá ser solicitado através do e-mail naeconecta@gmail.com.

Fotos: Bruno Eduardo Alves