Prefeitura de Niterói realiza encontro de escritoras no Dia Mundial da Poesia

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação promoveram nessa terça-feira (21) uma roda de conversa que reuniu 12 escritoras de Niterói. O evento aconteceu na Biblioteca Anísio Teixeira, no Campo de São Bento, em Icaraí. A programação, realizada no Dia Mundial da Poesia, faz parte do calendário de eventos em comemoração ao Mês da Mulher e foi organizada via subsecretaria de Políticas Educacionais e Transversais, por meio do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, em parceria com a Coordenação de Políticas e Direitos das Mulheres da Prefeitura de Niterói, a Codim.

O encontro teve por finalidade a troca de experiências entre as escritoras e contou com a mediação da presidente da Academia Fluminense de Letras e Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Márcia Pessanha. Participaram da roda de conversa as escritoras Bia Bedran, Lúcia Romeu, Sol de Paula, Sandra Ronca, Mônica Martins, Inês Dumont, Beatriz Chacon, Glória França, Denise Porto, Penhas Diegues, Lili Balonecker e Liz Negrão.

O secretário Municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bira Marques, ressaltou a representatividade das mulheres na construção de uma sociedade mais igualitária.

“A gestão e as escolas são formadas, em sua maioria, por mulheres. Acho importante a busca pelo diálogo constante, buscando não só a valorização delas, mas o desenvolvimento de ações que contribuam para o empoderamento feminino e a equidade de gênero. Niterói é um berço de talentos, com nomes da literatura que são um orgulho para a nossa cidade. Vamos incentivar, cada vez mais, espaços como esse”, explicou.

O subsecretário de Políticas Educacionais e Transversais, Thiago Risso, destacou o espaço das atividades promovidas no Mês da Mulher.

“Encontros como esse são importantes para difundir a produção autoral das escritoras de Niterói, afinal elas são mulheres que marcaram o seu nome na história da nossa cidade”, disse.

A escritora, atriz e cantora Bia Bedran elogiou a iniciativa da SME e da FME de organizar um evento significativo para as mulheres.

“Reunir as mulheres escritoras do nosso município é uma iniciativa única, e falar sobre a arte é muito importante para mim. Eu sinto muito orgulho de pertencer a Niterói, pois a nossa cidade é um grande celeiro da cultura do nosso país”, concluiu.

A presidente da Academia Fluminense de Letras, Márcia Pessanha, destacou a trajetória e a ascensão das mulheres escritoras no Brasil.

“Houve um período em que as mulheres não podiam fazer parte das academias, e a primeira a vencer essa barreira foi Rachel de Queiroz. Eu mesma fui a primeira presidente da Academia Fluminense de Letras e do Cenáculo Fluminense de Letras. Isso demonstra que Niterói valoriza a mulher no espaço da literatura”, finalizou.