Prefeitura de Niterói vai implantar polo audiovisual em São Domingos em parceria com a Firjan

A Prefeitura de Niterói fechou uma parceria com a Firjan, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, para a criação de um Distrito Criativo, no bairro de São Domingos, na zona sul de Niterói. O local vai promover o desenvolvimento de atividades de economia criativa, e terá uma escola para formação e capacitação com destaque para o audiovisual. O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou, nesta quinta-feira (23), o termo de acordo com a Firjan, no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual.

“Estamos realizando diversos investimentos na região como a implantação de um parque esportivo na Concha Acústica, uma parceria com a UFF para revitalizar uma pista de atletismo que estava abandonada e que será preparada para receber eventos internacionais. Também vamos revitalizar o Castelinho do Gragoatá, que vai abrigar a sede da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, e a praça Escritor Adelino Magalhães, próxima ao imóvel, também receberá obras para se tornar bike friendly. Esse é um conjunto de ações que fará daquela área um pólo integrador de todas essas atividades. Queremos transformar Niterói em cidade referência na economia criativa de nosso estado”, destacou Grael.

A subsecretária municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, Mariana Zorzanelli explicou que a assinatura do termo de compromisso entre a Firjan e a Prefeitura abre novos caminhos para uma escola de audiovisual, que vai ser implantada, inclusive com outras demandas para o Distrito Criativo. A criação de uma escola com todos os cursos capacitadores do audiovisual, que vai funcionar na Cantareira, fará parte de um projeto maior, que é a área do bairro modelo do distrito criativo, em São Domingos.

“Temos o Museu do Cinema nascendo ali, a Faculdade de Cinema da UFF no entorno e a implantação da nova sede da Coordenadoria do Niterói de Bicicleta. Ordenaremos urbanisticamente aquele local. A economia criativa é uma pauta muito importante nos dias de hoje para essa reestruturação e para a ampliação da área de moda, de gastronomia e de outras que vamos oferecer também, em São Domingos ou em espaços próximos. É o mercado que mais contrata no mundo, através do audiovisual, jovens entre 15 e 29 anos, que terão oportunidade de trabalho, a partir desses cursos de capacitação”, afirmou Mariana.

A Firjan será a encarregada pela operação da escola de audiovisual e a Prefeitura de Niterói ficará responsável pelos investimentos em infraestrutura.

“O projeto tem tudo para dar certo, Niterói tem vocação para o audiovisual”, disse o presidente da entidade, Luiz Césio Caetano. “Nada mais natural que tenha um polo de cinema e audiovisual, ampliando a participação na economia criativa no cenário fluminense. Nosso mapeamento em 2022 mostrou que, apesar da crise trazida pela pandemia da Covid-19, houve em 2020 um aumento na participação do PIB criativo no total do PIB nacional. Há uma tendência de aumento de investimento para esse setor. O momento é de estimular ainda mais esse segmento”.

A opção pelo fomento ao audiovisual dialoga diretamente com o bairro de São Domingos, onde estão localizadas a Faculdade de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o futuro Museu do Cinema Brasileiro.

“A educação é base para o desenvolvimento de qualquer economia. Não pode haver distinção entre a economia e o social. A ideia é envolver toda a comunidade do bairro de São Domingos, trazendo um senso de pertencimento aos moradores, além de um cuidado maior com o território por meio da arte”, frisou o vice-presidente da Firjan e presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual (Sicav), Leonardo Edde.

Também participaram da reunião a secretária municipal das Culturas, Júlia Pacheco; e o subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Mateus Quintão; entre outros.