Prefeitura de Niterói participa, em Curitiba, de um dos maiores eventos sobre cidades inteligentes do país

As secretárias de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, além de outros servidores da Prefeitura de Niterói participaram do Smart City Expo Curitiba, na capital do Paraná, um dos maiores eventos de cidades inteligentes do país. A comitiva municipal acompanhou debates com especialistas e conheceu novas experiências e iniciativas de cidades do Brasil e do mundo com o objetivo de aprimorar as políticas públicas de Niterói.

A secretária de Planejamento, Ellen Benedetti, foi uma das palestrantes do evento. Ela foi convidada para participar do painel “Governança aberta em sociedades abertas”, que tratou da importância da participação social na definição das políticas públicas e da transparência nas ações governamentais. A secretária apresentou a experiência de Niterói e levantou debates sobre os conceitos de sociedade aberta e o papel da gestão nas tomadas de decisões.

“A atuação de Niterói na formulação de políticas públicas baseada em evidências é um dos motivos que nos levaram a estar nesse espaço, não apenas para adquirir conhecimento, mas também para compartilhar nossa experiência. A administração pública em Niterói é reconhecida em diversos fóruns e premiações independentes pela qualidade da gestão e a transparência das ações. Temos um compromisso de melhorar cada vez mais a vida do cidadão. Durante o painel, destaquei algumas ferramentas que estão revolucionando a gestão pública na cidade, como o Portal de Serviços, o Sistema de Avaliação e Gestão da Informação e o ObservaNit”, destacou Ellen Benedetti.

Na 4ª edição, o Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do Smart City Expo World Congress, organizado na Espanha há mais de 10 anos. O evento reúne especialistas de todo o mundo para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades. Foram abordadas iniciativas e soluções sobre Inovação & Transformação Digital; Espaços Públicos & Requalificação Urbana; Cidades Sustentáveis & Mudanças Climáticas; Cidadãos Digitais & Governança; e Tecnologia & Negócios Disruptivos e Mobilidade.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, disse que, no Smart City Expo Curitiba, além de ampliar a rede de relacionamentos do município, foi possível conhecer novas tecnologias que podem apoiar o desenvolvimento de Niterói.

“Além desse importante evento, participamos do Fórum Inova Cidades da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que congrega vários municípios e tem como foco principal a troca de experiências e as discussões e encaminhamentos de ações setoriais. Comentei com vários municípios sobre o trabalho que Niterói está fazendo de mapeamento e fortalecimento do seu Ecossistema de Inovação, que vai se tornar um planejamento plural, representativo e sólido para a cidade”, explicou Valéria Braga.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, destacou a importância do Smart City Expo Curitiba.

“Foi uma experiência fantástica participar deste evento com pessoas comprometidas com o futuro de nossa cidade. Niterói tem uma equipe técnica de primeira linha em todas as áreas e segmentos. O evento nos trouxe várias novas ideias, sempre em busca do aprimoramento das políticas públicas e do desenvolvimento social e econômico de Niterói. Participamos de importantes painéis sobre cidades que conectam pessoas e tecnologias com discussões importantes sobre soluções urbanas”, ressaltou Luiz Paulino Moreira Leite.

Os gestores da Prefeitura de Niterói também participaram de uma visita técnica por Curitiba organizada pelo Fórum Inova Cidades. A equipe foi até a sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), referência em planejamento urbano e desenvolvimento sustentável. Os gestores do IPPUC receberam exemplares dos livros “Guia Avaliação de Políticas Públicas” e “Diretrizes da Gestão da Informação”, produzidos pela equipe da SEPLAG. As publicações demonstram a boa experiência de Niterói em gestão de dados e resultados das políticas públicas municipais. A equipe também visitou o Instituto das Cidades Inteligentes, onde funciona a Muralha Digital, sistema de vigilância por câmeras, experiência similar ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Niterói.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo