Prefeitura de Niterói apresenta o documentário “Patrícia Acioli: a Juíza do Povo” no Cine Ceam

O cineclube de abril exibe nessa quarta-feira (12) o documentário “Patrícia Acioli: a Juíza do Povo”, às 14 horas. Contemplado pelo segundo edital do audiovisual de Niterói, o filme detalha o crime que chocou o país, afrontou a democracia e a independência do Poder Judiciário e colocou na prisão 11 policiais militares, inclusive o comandante do Batalhão de São Gonçalo. O documentário resgata personagens e memórias, além de trazer imagens e histórias inéditas sobre a juíza Patrícia Acioli, assassinada em 2011. A magistrada foi morta com 21 tiros quando chegava em sua casa, em Piratininga, após sair do Fórum de São Gonçalo, onde trabalhava. Naquele dia, ela havia assinado os pedidos de prisão de dois policiais militares, que a seguiram e a mataram na mesma noite. Eles integravam uma milícia que atuava no 7º Batalhão e estava sendo investigada pela juíza. Patrícia analisou mais de 100 autos de resistência na região e encontrou dezenas de relatórios forjados para encobrir execuções.

O documentário “Patrícia Acioli: a Juíza do Povo” levanta a reflexão: o que mudou na política de segurança pública após o crime? Após a exibição, haverá bate-papo com o diretor, Humberto Nascimento.

O Cine Ceam é uma iniciativa da Codim, Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, em parceria com o Núcleo de Cinema e Educação /Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi), a Coordenação de Educação e Cultura (Cecult), a Subsecretaria de Políticas Educacionais e Transversais (SSPET) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Serviço:
Documentário “Patrícia Acioli: a Juíza do Povo”
Data:12/04, às 14 horas
Local:Ceam – Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, Centro.