Prefeitura de Niterói libera imagens do novo radar de alta precisão para o público

A população de Niterói já pode acessar as imagens do novo radar meteorológico de alta precisão da Prefeitura. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) em reunião que envolveu diversos órgãos da gestão municipal que desenvolve ações constantes de sustentabilidade e resiliência na cidade. As imagens estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, responsável pela gestão dos dados e informações do equipamento que fica localizado no Parque da Cidade, ponto estratégico que permite captar imagens tanto de Niterói como de municípios que estão dentro do raio de alcance de 100km.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que o uso do radar será importante para antecipar as ações nos eventos adversos.

“Niterói usava o radar do Rio, que fica no Sumaré, mas que tinha uma espécie de sombra na direção da cidade. Esse radar é o que tem de mais moderno porque as tecnologias avançam muito rapidamente. Os recursos vão ajudar a antecipar a chegada de chuvas fortes. A gente sabe a diferença que faz quando a gente tem essa antecipação para que possamos mobilizar o plano de emergência da cidade”, disse o prefeito.

O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, ressaltou que os dados poderão ser compartilhados com instituições de governo, ensino e pesquisa que estiverem interessadas em assinar um Acordo de Cooperação para fazer análise das informações.

“Para as Prefeituras e demais órgãos acadêmicos e de pesquisa que formalizarem conosco um termo de cooperação técnica, ao acessar, haverá um botão de login específico a partir do qual eles farão um acesso seletivo com acesso a produtos (ferramentas) que permitirão realizar avaliações para melhor monitorar e avaliar as tempestades que estarão se aproximando de seus municípios. Isso vai permitir um aprimoramento das ações preventivas e de preparação para possíveis emergências. Os dados também serão importantes para montagem de pesquisas acadêmicas que possibilitarão, inclusive, o aperfeiçoamento de protocolos emergenciais que podem contribuir, sobretudo, para aumento do poder de resiliência das populações localizadas nas regiões cobertas pelo radar”, explicou o secretário.

Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência – A Prefeitura de Niterói assinou um protocolo de intenções com a Local Governments for Sustainability (Iclei), rede global que trabalha com mais de 2 mil governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável, e a Waycarbon, que atua na solução dos desafios de sustentabilidade, mudanças globais com objetivo da ecoeficiência e da economia de baixo carbono, para desenvolver um Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência que vai nortear as ações de Niterói nos próximos anos. O plano terá o envolvimento direto de diversos órgãos da gestão municipal como secretarias de Defesa Civil e Geotecnia, Clima e Meio Ambiente.

A Prefeitura de Niterói vai iniciar a construção do seu Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência frente à problemática das mudanças climáticas. Além de configurar um importante documento de gestão, a partir da confecção do plano, a cidade avança a partir de uma visão global e estratégica voltada à proteção e defesa civil, tendo como premissa o aumento contínuo de sua capacidade de resiliência.

O secretário do Clima, Luciano Paez, destacou que o governo municipal tem um forte compromisso com a agenda climática, tanto que criou a primeira Secretaria do Clima do Brasil para tratar o assunto com a importância que necessita.

“Não é de hoje que a gente vem construindo essa agenda climática em Niterói. Desde 2013, essa é uma agenda fundamental de adaptação da cidade frente aos eventos extremos. Eventos esses que acompanhamos de forma pontual e que tiveram grandes avanços, conseguindo proteger muitas vidas. Tem uma frase que vi nas minhas leituras diárias que diz: ‘A gente não pode mais mudar o passado. O passado passou, mas podemos mudar o futuro’. E estamos com a incumbência de montar o Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência”, explicou o secretário.

Desde 2017, Niterói participa da Campanha Construindo Cidades Resilientes, do escritório da Organização para Nações Unidas (ONU) para Redução de Riscos de Desastres. A campanha visa fomentar o aperfeiçoamento das estruturas municipais nas temáticas relacionadas ao aumento de sua capacidade de resiliência frente às ameaças de desastres naturais.

Estiveram presentes na reunião, além do prefeito e do secretário de Defesa Civil, o vice-prefeito, Paulo Bagueira, os secretários do Clima, Luciano Paez, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rafael Robertson, de Administração, Luiz Vieira, de Governo, Rubia Secundino, de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, de Obras, Vicente Temperini, de Defesa do Consumidor, Roberto Nunes Teixeira, o presidente da Nittrans, Gilson Souza, os subsecretários de Governo, Rodrigo Martins, de Transporte e Trânsito, Murilo Moreira Junior, a coordenadora da base do Samu, Dora Coutinho, os secretários Regionais do Largo da Batalha, Antonino Mendes Gonçalves, do Barreto, Paulo Roberto Conceição Cunha, e do Núcleo Executivo Regional, Oto Bahia, o vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara, Leandro Portugal, e os representantes das empresas que assinaram o protocolo de criação do Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência, Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do Iclei, e Cecília Soares, responsável por novos negócios e licitações da Waycarbon.