Covid-19: Público-alvo comparece aos postos de Niterói para vacinação

A Prefeitura de Niterói prossegue a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, com a dose da bivalente da Pfizer, para pessoas portadoras de comorbidades entre 12 a 59 anos e para maiores de 60 anos, de acordo com a relação do Ministério da Saúde. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19.

A secretária municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, fala sobre a importância da vacinação.

“É fundamental que as pessoas que fazem parte do público-alvo compareçam a uma unidade para receber a dose da imunização. A bivalente é segura e contém cepas atualizadas que protegem também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron. Quanto mais pessoas vacinadas, mais protegidos todos nós estaremos”, destaca a secretária.

Moradora do Centro, a aposentada Maria José de Souza, de 71 anos, conta que perdeu o companheiro para a Covid e, por isso, entende a importância da vacinação.

“A vacina é essencial para nos proteger. Eu tinha tomado a primeira dose da vacina quando eu tive Covid pela primeira vez e quase morri. Meu companheiro, infelizmente, morreu. De repente, se já tivéssemos tomado pelo menos duas doses da vacina, não teríamos passado pelo que passamos. Estou aqui hoje para tomar a quinta dose e vou tomar quantas tiver”, diz a aposentada.

A pesquisadora Bruna Senhoraz, de 33 anos, aproveitou a folga nesta segunda (24) para colocar as vacinas em dia. Bruna sofre com doenças respiratórias e obesidade, que se encaixam no grupo de comorbidades que justificam a vacinação com a dose bivalente.

“Eu estava ansiosa para tomar as vacinas contra a Covid. Até porque eu acho que o pessoal está se descuidando demais. A desinformação criminosa que a gente vive hoje contribuiu para que as pessoas parassem de se vacinar na segunda dose e não tomar todas, no caso da Covid. As vacinas contribuem para que os nossos índices de mortalidade diminuam e muito. E esse vírus tem mutação. Então, temos sempre que estar atualizando a vacina”, explica a pesquisadora.

A dose da vacina bivalente também está sendo aplicada em pessoas gestantes e puérperas, a partir de 12 anos; pessoas com 60 anos ou mais; imunossuprimidos com 12 anos ou mais; trabalhadores de Saúde; pessoas portadoras de comorbidades de 12 a 59 anos de idade; pessoas que vivem em Instituição de Longa Permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; indígenas, ribeirinhos e quilombolas, a partir de 12 anos.

Para receber a vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19. É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses de intervalo entre uma dose e outra.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre as comorbidades incluídas no grupo prioritário para dose de reforço com a vacina Covid-19 bivalente a partir de 12 anos, estão Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar Cor-pulmonale crônico; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; Doença renal crônica; Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas; Doença hepática crônica.

Gripe – A Secretaria de Saúde de Niterói também disponibiliza a vacina contra a gripe nos postos de saúde, que pode ser tomada junto da vacina contra a Covid. O cozinheiro Caubi Rodrigues, de 60 anos, morador da Ponta D´Areia, foi até o posto de saúde nesta segunda-feira (24) para tomar as vacinas bivalente contra a Covid-19 e a da gripe.

“A vacina é muito importante. Eu peguei Covid duas vezes. A primeira vez foi no começo da pandemia e foi muito ruim. Não fiquei internado, mas foi complicado. Na segunda eu já tinha tomado duas doses e não passei o que tinha passado da primeira vez. Já a da gripe, eu tomo todo ano há muito tempo. Aproveitei um tempinho que tive para vir colocar a vacinação em dia”, conta o cozinheiro.

Locais da vacinação bivalente:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado e Santa Bárbara

Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)

Unidades do Programa Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Zilda Arns.