Pacientes da Maternidade Alzira Reis serão atendidas no Huap a partir do dia 3

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir do próximo dia 3 de maio o atendimento realizado na Maternidade Municipal Alzira Reis será transferido para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) de forma temporária. A transferência tem como objetivo suprir a demanda da maternidade enquanto a unidade passa por reformas.

O objetivo da reforma é modernizar e ampliar a Maternidade, que passará a contar com uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, com seis leitos. No total, serão disponibilizados 20 leitos. O Huap também receberá as equipes médica e multiprofissional da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, totalizando 186 profissionais. O Hospital será responsável por gerenciar o cuidado prestado às gestantes e aos recém-natos, atuando nas áreas administrativa, assistencial e de ensino.

O prefeito Axel Grael destacou a importância da Maternidade para saúde da cidade, já que, em seus quase 20 anos de funcionamento, foram realizados cerca de 30 mil partos na instituição, sendo que mais de 70% foram normais.

“É uma obra grande, com muitas intervenções, que vão trazer mais conforto no atendimento às grávidas da cidade. Enquanto a unidade passa pelas obras, ninguém ficará sem os serviços oferecidos normalmente pela Maternidade, já que fechamos essa parceria com o Huap.”, explica o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, falou da importância da parceria com o Huap e da realização das obras na maternidade.

“A maternidade é uma importante unidade da rede municipal de saúde, que realiza um trabalho de qualidade e acolhimento às gestantes. Com as obras de reforma e ampliação vamos garantir um atendimento mais qualificado para a população e para os profissionais. Neste momento, o convênio com o HUAP é fundamental para garantirmos a permanência da assistência às pacientes no período de obras, com o mesmo perfil de atendimento”, afirma a secretária.

Como procurar atendimento – As pacientes devem dirigir-se à emergência do Huap a partir do dia 3 de maio, pela entrada lateral pela Rua Princesa Isabel. No local, haverá uma equipe de acolhimento específica para atender as gestantes e fazer o direcionamento para o espaço correspondente a sua necessidade.