Prefeitura de Niterói realiza curso de pilotagem para motoboys

Como parte da programação do Maio Amarelo, nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Niterói realizou uma capacitação teórica e prática com mais de 50 motoboys que trabalham com delivery na cidade. A iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre segurança viária e legislação de trânsito para a categoria de motociclistas profissionais. Organizado pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), o curso de Pilotagem Segura para Motoboys Deliverys foi oferecido pela primeira vez. O Maio Amarelo deste ano tem como tema “No trânsito, escolha a VIDA!”.

Priscilla Rocha é chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da Nittrans e fala sobre a importância da ação.

“O Maio Amarelo é um mês de conscientização em relação à segurança viária e educação para o trânsito. Hoje realizamos o curso de pilotagem segura. Em um primeiro momento, tivemos um momento teórico que foi falado sobre direção defensiva e a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Niterói é o primeiro município a destinar esse curso de pilotagem segura voltado para os deliverys. Durante a pandemia, esse serviço aumentou muito e tem muita procura. Como gestão, estamos sempre à frente e por isso direcionamos o curso para os deliverys, com foco no melhor trânsito, na melhor segurança e conscientização para todos os nossos cidadãos”, disse Priscilla.

A ação foi pensada em conjunto com uma associação de Motoboys e Mototaxistas que atuam em Niterói e São Gonçalo. O curso foi dividido em duas partes: Teórica e Prática. Na parte teórica, serão abordados temas como Direção Defensiva, manutenção preventiva de motocicletas e atualização e revisão da legislação de trânsito conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Na parte prática do curso, os motociclistas passarão pela experiência de simulação de ponto cego de veículos maiores, como carros, ônibus e caminhões. O curso irá frisar a importância de seguir as normas de trânsito como medida de proteção, seguindo o preceito “os veículos maiores protegem os menores”, que consta no artigo 29 parágrafo 2º do CTB.

O motociclista de 32 anos, Amsterdan dos Santos, encarou a visão de um motorista de caminhão e contou sobre a experiência.

“Está sendo uma experiência ótima porque eu nunca tinha visto o lado do motorista, né? Sempre o nosso, como motoboy. Como a gente sempre vive na correria, a gente fica pensando na entrega, nas corridas, nos clientes e acaba esquecendo dos outros que também estão exercendo a função deles. A visão que eu tenho sobre os motoristas de carro, caminhão e van mudou muito”.

O Ronaldo Lopes é motoboy há 6 anos e disse que o aprendizado vai deixá-lo mais atento ao trânsito.

“É um aprendizado importante para o dia a dia. A gente ganha mais conhecimento e evita acidentes. Trabalho há seis anos em Niterói, São Gonçalo e no Rio de Janeiro inteiro. Achei muito importante essa instrução dos caminhões e do ponto cego. A gente transita muito por estradas e pela ponte. Passa o tempo inteiro por caminhões. Agora vou ficar mais atento”, disse Ronaldo.

O Maio Amarelo é um movimento proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo colocar em pauta o tema segurança viária. Durante todo o mês de maio haverá ações destinadas a diferentes públicos, como a capacitação para profissionais como motociclistas, entregadores, motoristas de ônibus e taxistas. Serão mais de 20 atividades desenvolvidas para mobilizar todos os setores da sociedade na participação das ações de educação e de prevenção de acidentes de trânsito.

As ações estão sendo planejadas pela NitTrans em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação, Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres – CODIM, Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Pacto Niterói Contra a Violência, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria das Culturas e Fundação de Artes de Niterói, Secretaria de Acessibilidade, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Subsecretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Ecoponte, Arteris Fluminense, Indutil, SGA Toyota, Sest Senat, Setrerj, Imprensa Oficial, Evo Bike & Bistrô e Bike Anjo.

Programação – Maio Amarelo

• 10 de maio – capacitação sobre a importância da Direção Defensiva, da manutenção preventiva, e da atualização da legislação de trânsito para motoristas de ônibus. Os motoristas serão treinados em um simulador de ponto cego – ponto de vista do retrovisor em que não é possível ao motorista ver o veículo que transita na sua diagonal. O evento acontece no dia 10 de maio, das 9h às 13h, no Auditório do Caminho Niemeyer, no Centro.
  • 11 de maio, às 14h, no mesmo local – capacitação para taxistas em Segurança Viária, Educação e Legislação de Trânsito.

Conscientização delivery

• 12 de maio – equipe de Educação Para o Trânsito da NitTrans realizará a ação ‘Maio Amarelo Delivery’, visando alcançar motociclistas entregadores que trabalham em Niterói.
  • 14, 15, 16, 18 e 19 de maio – projeto ‘Circolando de Bem com a Via’, realizado em parceria com a Ecoponte, irá desembarcar no Campo de São Bento e no Horto Florestal do Barreto. O Circolando é um projeto cultural itinerante que acontece dentro de um auditório móvel adaptado com palco e na parte externa uma estrutura de mini pista, onde serão exibidas e encenadas histórias e situações do cotidiano relacionadas ao tema “Educação e Segurança no Trânsito”. No domingo, dia 14, haverá quatro sessões abertas ao público no Campo de São Bento, em Icaraí. O evento é gratuito e a participação será feita pela ordem de chegada.
  • 26 de maio – equipe de Educação Para o Trânsito da NitTrans realizará a ação ‘Maio Amarelo Delivery’, visando alcançar motociclistas entregadores que trabalham em Niterói.