Prefeitura de Niterói compartilha experiências com Defesa Civil de Pernambuco

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu, nesta quinta-feira (11), a visita de representantes da Defesa Civil do estado de Pernambuco. Acompanhado pelo secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Walace Medeiros, o prefeito conversou com o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, Clóvis Ramalho. Os pernambucanos vieram conhecer práticas e experiências bem-sucedidas da Defesa Civil de Niterói como o Centro de Monitoramento e Operações, o sistema de sirenes em comunidades, os Núcleos de Defesa Civil (hoje são 148 Nudecs) e o novo radar meteorológico.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que é um orgulho ver o que era a Defesa Civil em 2013 e o que ela é atualmente.

“A Defesa Civil de Niterói sempre tem a iniciativa de apoiar outros municípios em situações de emergência. Além de prestar solidariedade e ajudar em um momento de contingência dessas cidades, é uma forma de também capacitar a nossa equipe. Avançamos muito em várias frentes. Hoje somos uma Defesa Civil muito bem equipada, com radar meteorológico, o nosso parque de sirenes, estrutura de monitoramento, os Nudecs e o mapeamento de risco. Poucas cidades investem em resiliência e em obras de contenção de encostas como Niterói. A prioridade é proteger o cidadão”, explicou o prefeito.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, ressaltou a importância da troca de experiências com a equipe de Pernambuco. Ele lembrou que, em 2022, a Defesa Civil de Niterói atuou nas cidades de Recife e Jaboatão após a ocorrência de fortes chuvas.

“A Defesa Civil trabalha com prevenção e resposta a desastres. Precisamos ter articulação nos níveis nacional, estadual e municipal. Esse encontro de hoje é uma troca de experiências. Mostramos nossos avanços em tecnologia e monitoramento meteorológico. Prezamos muito a interação da tecnologia com as comunidades. Os cidadãos fazem parte do nosso sistema. Também conhecemos iniciativas de Pernambuco como trabalho educativo para crianças e estratégias preventivas relacionadas às encostas”, afirmou Walace Medeiros.

O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, Clóvis Ramalho, afirmou que existe uma semelhança geográfica entre Niterói e os municípios da região metropolitana do Recife. “É uma visita muito importante em Niterói. Aqui a geografia é muito parecida com a dos 14 municípios da região metropolitana do Recife. Niterói possui uma Defesa Civil muito atuante. Viemos conhecer esses protocolos, a tecnologia empregada e as ações junto às comunidades feitas de forma muito assertiva com os Nudecs e com o voluntariado”, concluiu Clóvis Ramalho.

Foto: Bruno Eduardo Alves