Garis de Niterói aumentam recolhimento de recicláveis na semana do dia da categoria

Para Niterói ficar, pelo quinto ano consecutivo, em primeiro lugar no ranking estadual do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur), os garis estão na linha de frente para garantir a limpeza da cidade Os  cerca de mil garis de Niterói comemoraram o dia da categoria esta semana com uma coleta diária de, aproximadamente, 565 toneladas de resíduos domiciliares e cerca de 200 toneladas resultantes de varrição.

Dados da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) reforçam que, a cada ano, com o aumento da implantação de projetos sustentáveis, cresce a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos. Em 2021, foram retiradas 3.373,26 toneladas de recicláveis. Em 2022, o número aumentou para 4.797,80 toneladas. Projetos como “Coleta Seletiva nas Escolas”, “Clin Comunidade Sustentável”, “Porta a Porta” e “Ponto de Entrega Voluntária” (PEVs) estão aumentando a quantidade de recicláveis recolhidos.

Para manter o município neste nível elevado de limpeza, a Prefeitura, através da Clin, investe continuamente nos serviços de manutenção da cidade.

“Desde que entrei na Clin, muita coisa boa aconteceu. Sinto-me mais seguro profissionalmente, já que é uma empresa sólida e muito importante para a cidade de Niterói”, destacou o gari Maurício Barbosa da Silva.

Outra iniciativa que a Clin desenvolve há um ano, por meio de uma parceria com a empresa E-Ambiental, é o projeto de Recebimento de Resíduos Eletrônicos. Desde a implantação do projeto, em março de 2022, foram recolhidas cerca de 570 kg de eletroeletrônicos.

O projeto está em fase de expansão e tem o objetivo de incentivar e reforçar a prática da coleta seletiva na cidade. A meta é conscientizar a população sobre a necessidade do descarte responsável de resíduos e evitar a degradação ambiental causada pelo despejo incorreto desse tipo de material.

Os ecopontos onde são feitos os descartes deste material estão nos seguintes locais:  Largo da Batalha; Barreto; Fonseca; Itaipu; Santa Bárbara e Ilha da Conceição. A empresa também disponibiliza o serviço Disque-Coleta, com o número 99730-3510, em que os moradores da cidade podem informar o endereço e solicitar o recolhimento do resíduo eletrônico de forma gratuita.

Os garis da Clin também estão intensificando o trabalho de limpeza das ruas e avenidas durante as madrugadas, quando é bem menor a circulação de pessoas e veículos na cidade, o que agiliza o trabalho. O serviço de lavagem é realizado periodicamente nas principais ruas e avenidas como, por exemplo, as avenidas Amaral Peixoto, no Centro, e Jornalista Alberto Francisco Torres, em Icaraí, que são locais de grande fluxo durante o dia. A Companhia informa que, para dar continuidade às ações de sustentabilidade, realiza o serviço de lavagem com água de reuso. Desta forma, economiza água e incentiva a correta política ambiental dentro da empresa.

A Clin também realiza de forma sistemática outros serviços fundamentais para o município, como capina e varrição das vias. Recentemente, cerca de 2000 papeleiras, que são utilizadas para acondicionar pequenos detritos, foram instaladas em pontos estratégicos da cidade.

A colaboração da população é fundamental para manter a cidade em perfeito estado de conservação. Para isso, é importante que os moradores respeitem os dias e horários da coleta domiciliar, o acondicionamento correto dos resíduos e que denunciem o descarte irregular pelo telefone 0800-367-9100.

Confira os dias e horários da coleta domiciliar por bairros:

Segunda a Sábado, a partir das 20h: Centro, Charitas, Ponta D’Areia, São Lourenço, Fátima, Morro do Estado, São Domingos, Ingá, Boa Viagem, Gragoatá, Icaraí, Santa Rosa, Pé Pequeno, Vital Brasil, Ilha da Conceição, Jurujuba e Alameda São Boaventura.

Segundas, Quartas e Sextas, das 7h às 18h: São Francisco, Cachoeiras, Maceió, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Badu, Cantagalo, Cafubá, Piratininga, Jacaré, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara e Engenho do Mato.

Terças, Quintas e Sábados, das 7h às 18h: Barreto, Engenhoca, Santana, Tenente Jardim, Fonseca, Cubango, Viçoso Jardim, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara, Sapê, Matapaca, Vila Progresso, Rio D’Ouro e Várzea das Moças.

Foto: Luciana Carneiro