Atrações nos equipamentos culturais da Fundação de Artes de Niterói promovem a diversidade

A diversidade será a tônica das atrações que ocuparão os equipamentos culturais da Fundação de Artes de Niterói (FAN) na próxima semana, nos dias 24 e 25 de maio. Na quarta-feira (24), a peça “Escória” entra em cartaz na Sala Nelson Pereira dos Santos. Já na quinta-feira (25), o Teatro Popular recebe a finalíssima do festival “Quanto Vale a Música?”. No mesmo dia, o Solar do Jambeiro apresenta o “X Ciclo de Leituras Dramatizadas” do ATACEN. Confira estes espetáculos e muito mais:

 “Escória” leva debate sobre homofobia ao palco da Sala Nelson Pereira dos Santos

Homofobia, violência e erotismo. Inspirada nesses elementos, “Escória” chega ao palco da Sala Nelson Pereira dos Santos, nos dias 24 e 25 (quarta e quinta), às 20h. O espetáculo, dirigido por Marcello Caridade, promete abordar assuntos importantes relacionados à população LGBTQIA+.

“Escória” tem como pano de fundo a cela de uma prisão, onde estão três homens acusados de crimes contra a comunidade LGBTQIA+. Ali, os atos cometidos são passados a limpo, ao mesmo tempo em que ocorre a descoberta de suas sexualidades.

Além de abordar graves questões sociais, o espetáculo reflete sobre a “homofobia internalizada” e a rejeição de si mesmo, projetada no outro. A peça experimental foi construída a partir de pesquisa cênica e psicológica, em que se destaca a plasticidade das cenas, carregadas de erotismo e violência, mas sem perder a poesia do teatro.

Serviço:

Escória

Data: 24 e 25 de maio (quarta e quinta)

Horário: 20h

Classificação: 18 anos

Duração: 70 min 

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ

Ingressos: R$15 (meia-entrada) e R$30 (inteira)

Vendas: pelo site Sympla (https://bileto.sympla.com.br/) ou na bilheteria da Sala

Teatro Popular recebe finalíssima do Festival “Quanto Vale a Música?”

Conhecer músicas novas nunca é demais. Por isso, o Festival “Quanto Vale a Música?” chega ao Teatro Popular Oscar Niemeyer, no dia 25 de maio (quinta-feira), às 19h, com a proposta de reforçar o valor inestimável desta arte na vida das pessoas. O evento contará com a participação de artistas e bandas locais, que irão apresentar composições autorais para ampliar a playlist do público.

O Festival tem, ainda, duas audiências anteriores à finalíssima do dia 25. As seletivas são em duas fases: a primeira através do voto popular, e a segunda, no Clube Tamarilândia. Os melhores artistas são selecionados para concorrer na finalíssima no Teatro Popular.

Além de agitar a semana, “Quanto Vale a Música?”  tem o objetivo de incentivar o interesse da população pela música como fonte de cultura e lazer e promover o intercâmbio cultural entre profissionais de todo o país, revelando novos talentos por meio da música.  

Serviço:

Festival “Quanto Vale a Música?”

Data: 25 de maio (quinta-feira)

Horário: 19h

Classificação: Livre

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ

Entrada: Gratuita*

*O público deverá retirar os bilhetes no site Sympla (https://www.sympla.com.br/)

Suspense será o tema do X Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN, no Solar do Jambeiro

A próxima performance do ciclo de leituras dramatizadas da ATACEN promete surpreender o público com um texto recheado de mistério e humor. Com direção de Cristina Francho, a leitura acontece na próxima quinta-feira (25), às 19h, no Solar do Jambeiro. A entrada é gratuita.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo