Comitiva da Prefeitura vistoria obras de contenção na Comunidade do Caranguejo

Como parte da semana do Prefeitura Móvel no Largo da Batalha, nesta terça-feira (30), uma comitiva da Prefeitura de Niterói vistoriou as obras de contenção na Comunidade do Caranguejo e depois realizou uma visita aos órgãos municipais que ficam no entorno, como a sede da Regional do Largo da Batalha e o Centro de Referência da Assistência Social (CREAS). O Prefeitura Móvel acontece até sexta-feira, 2 de junho, das 9h às 17h, na Praça do Largo da Batalha, para atender os moradores da Região de Pendotiba.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca que a cidade tem inúmeras obras acontecendo ao mesmo tempo em diversas regiões da cidade e que a Prefeitura tem investido fortemente em obras de contenção de encostas.

“Essa semana estamos com o Prefeitura Móvel no Largo da Batalha e hoje estive visitando as obras de encosta na Comunidade do Caranguejo. Essas obras são muito importantes e deixam a cidade mais resiliente e segura”.

Na Comunidade do Caranguejo, estão acontecendo obras de contenção em três pontos. No terreno de maior extensão e inclinação, foi finalizada a limpeza e a equipe está montando o andaime para iniciar a perfuração. Nos dois pontos menores, a perfuração já começou. O investimento é de R$10.780.236,04.

O presidente da Associação de Moradores do Caranguejo, Júlio César Alves da Silva, relata que essa obra era esperada há muitos anos.

“A comunidade está muito feliz porque a gente já espera há muitos anos por essa contenção. Antigamente, a gente corria aqui nesse local (no alto do morro). Dava para correr, sair do outro lado e hoje não dá para fazer isso com o tamanho da erosão que teve aqui. São muitos anos que a gente vem pedindo e a sempre tivemos medo de perder vidas aqui. Tudo ao seu tempo, a obra chegou e agora é só vitória e comemorar. Isso representa uma melhoria de vida e mais confiança”, conta Júlio.

Rosana Gonçalves tem 62 anos e mora na comunidade do Caranguejo desde os 4 anos.

“Essa obra é uma coisa de Deus e vai melhorar em tudo aqui para nós. Tinha risco de algumas casas caírem do jeito que estava. Eu agradeço ao prefeito e a todos que lutam aqui pela comunidade, como o nosso presidente da associação de moradores. Eu quero estar viva para ver esse lugar maravilhoso com tudo que tem direito”.

A Prefeitura de Niterói segue com obras de contenção de encostas em toda a cidade. Atualmente, há 70 frentes de trabalho em andamento em locais como Morro do Céu; Morro Boa Vista; Caixa D’Água; Santa Rosa; Grota do Surucucu; Cantagalo; Martins Torres; Morro do MIC; Caramujo; Cavalão e Morro do Bumba, entre outros. As intervenções estão inseridas no Plano Niterói 450 Anos, que tem objetivo de ampliar e qualificar os serviços prestados à população niteroiense nos 450 anos de fundação da cidade, comemorados em novembro.

Participaram da visita, a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; o secretário de Participação Social, Octávio Ribeiro, os subsecretários Executivos, Braz Colombo e Marcilene Souto; os vereadores Anderson Pipico, Beto da Pipa e José Adriano Folha; o Administrador Regional do Largo da Batalha, Antonino Gonçalves, e sua equipe; e o presidente da Federação das Associações de Moradores (Famnit), Manoel Amâncio, além de moradores da comunidade.

Prefeitura Móvel – O Prefeitura Móvel é uma ação itinerante que leva serviços da Prefeitura de Niterói para diversas regiões da cidade. O projeto é um programa de governo que tem o objetivo de aproximar a gestão municipal, em especial o prefeito e os secretários, da população. Durante uma semana, o prefeito Axel Grael e vários secretários se revezam no gabinete provisório montado no local, recebem a população e vistoriam as obras em andamento no entorno. Além de atendimento à população sobre dúvidas ou demandas, o Prefeitura Móvel também oferece serviços relacionados ao Procon com distribuição da cartilha de direitos do consumidor. Os moradores também têm acesso aos serviços de saúde com aferição de pressão arterial, glicemia, testes IST, testes de Covid-19 e distribuição de preservativos e de kits de saúde bucal.