Clin comemora Dia Nacional da Reciclagem

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) comemora, nesta segunda-feira, 5 de junho, o Dia Nacional da Reciclagem. Uma data muito especial para a empresa que tem a política ambiental como prioridade. A cada ano, a Clin vem aumentando o investimento em projetos sustentáveis e a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos. Só em 2022, Niterói reciclou 4800 toneladas de resíduos, 40% a mais que no ano interior.

Outro dado importante, é que Niterói se mantém há vários anos, em primeiro lugar no ranking estadual do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur).

Para que o município se mantenha neste patamar, a CLIN investe continuamente no serviço de limpeza e manutenção da cidade e em projetos como: Coleta Seletiva nas escolas, “Clin Comunidade Sustentável”, “Porta a Porta” e Ponto de Entrega Voluntária (“PEV´s”), que estão ampliando o volume de recicláveis recolhidos. A empresa recolhe ainda regularmente pneus e óleo de cozinha.

A Moeda Social Recicle, lançada este ano pela prefeitura, é outra iniciativa que vem estimulando muito a participação da população na coleta seletiva.

O programa é uma parceria entre a Clin, o Instituto Léo Solidário, a Federação das Cooperativas de Catadores (Febracon), a Associação de Moradores do Maruí Grande e a E-ambiental.

Niterói tem uma longa tradição em coleta seletiva. O serviço teve início em 1991, através do projeto experimental desenvolvido no Condomínio Grotão, em Itaipu. Em 1997, a coleta seletiva ganhou infraestrutura, o que permitiu expandir e aprimorar o sistema de recolhimento porta a porta.

O Programa de Educação Ambiental(CEA) é outro exemplo importante do compromisso da Clin com a sustentabilidade. A equipe da Clin leva informações úteis aos profissionais de ensino das redes municipais, estaduais e privadas, bem como aos cidadãos , em suas diferentes atuações.

Além das atividades educativas, são instalados nas escolas municipais, contêineres de cores diferentes para proporcionar uma destinação ambientalmente adequada, tendo em vista a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A companhia também vem implantando, por meio de uma parceria com a E-Ambiental, o projeto de Recebimento de Resíduos Eletrônicos.

Desde que o projeto começou em março de 2022, a empresa recolheu o total de 570 kg de eletroeletrônicos.

Os ecopontos ,onde estão sendo feitos os descartes deste material, são nos seguintes locais: Largo da Batalha, Barreto, Fonseca, Itaipu, Santa Bárbara e Ilha da Conceição. A empresa também disponibiliza o serviço Disque Coleta, através dos números 99730-3510, em que os moradores da cidade podem informar o endereço e solicitar o recolhimento do resíduo eletrônico de forma gratuita.

Ao celebrar esta data, o principal objetivo da empresa é chamar a atenção da sociedade para a importância de se ter consciência sobre a destinação correta de resíduos e estimular ações sustentáveis que contribuam de forma decisiva para preservar o meio ambiente.