Parque da Cidade ganha tour virtual com tecnologia 3D

Os moradores de Niterói e pessoas que desejam conhecer os pontos turísticos da cidade terão a oportunidade de explorar o Parque da Cidade, uma das áreas verdes mais importantes do município, de forma interativa e inovadora, sem precisar sair de casa. O Tour Virtual do parque, com imagens em 360 graus e escaneamento em três dimensões, já está no ar, no site da Secretaria de Meio Ambiente Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), O objetivo é levar as pessoas a explorarem virtualmente todas as áreas do parque antes mesmo de visitarem pessoalmente.

O tour virtual faz um passeio completo pelo equipamento, uma das principais áreas de preservação ambiental, mostra a fauna, flora, trilhas e mobiliário, e também conta a história do local. O visitante pode, literalmente, dar uma caminhada dentro do parque e, viver a emoção de saltar de parapente da rampa local, sensação proporcionada pela tecnologia 3D.

Para interagir com o público foram feitas gravações com os profissionais que fazem o papel de guias do passeio virtual. A bióloga e coordenadora de Áreas Verdes da secretaria, Fabiana Barros, é a responsável pelas informações sobre a vegetação do parque.

“O Parque da Cidade reúne espécies vegetais de grande relevância ambiental, como o pau-brasil, espécie considerada ameaçada de extinção; ipês amarelos e roxos, quaresmeiras, sapucaia e bromélias. O tour virtual mostra a oportunidade para as pessoas conhecerem um pedaço da Mata Atlântica tão importante para a cidade de Niterói”, afirma Fabiana.

Já a bióloga Aline Moreno mostra os tipos de animais que habitam a área. Entre eles, lagartos, jiboias, jararacas, aves como a siriema, o tamanduá-mirim, o ouriço caixeiro, gambás e o cachorro do mato, que é o símbolo do Parque da Cidade. Os voluntários que auxiliam na preservação do parque também serão entrevistados.

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, destaca a importância de se divulgar a história e a beleza do Parque da Cidade para o maior número de pessoas.

“O tour virtual dará às pessoas, de qualquer parte do Brasil e do exterior, a oportunidade de conhecer e explorar um dos patrimônios ambientais mais importantes de Niterói. Poder passear no parque sem sair de casa e conhecer em detalhes um importante recorte da Mata Atlântica e um dos nossos pontos turísticos mais visitados, será uma oportunidade única”, afirma.

A tecnologia – A produção do material, utilizando a tecnologia de escaneamento 3D, proporciona, em uma perspectiva macro, a visualização em três dimensões de edificações, incluindo as instalações internas, salas, corredores, mobiliário, acervos, escadas, jardins e trilhas, em vários ângulos, dispensando, assim, a visualização de centenas de fotos convencionais, que normalmente não retratam a realidade do local.

O administrador do Parque da Cidade Bruno Zambrotti explica que, de qualquer lugar do Mundo, o Parque poderá ser acessado.

“As pessoas podem visitar e conhecer todas as áreas do Parque e suas peculiaridades, incluindo esportes, biologia e sua história, além do dia-a-dia do Parque, que em um só clique estará disponível. É muito bom para a cidade e para ajudar inclusive na preservação do parque”, diz Zambrotti.

Para além da espacialidade física da edificação escaneada e do georreferenciamento provido por satélites, a ferramenta permite a inclusão e distribuição pelo espaço virtual criado, de dezenas de Vídeo-Tags ligadas às diversas outras plataformas da web, tais como Youtube, Facebook, Vimeo, sites públicos ou privados.

Essa conectividade com diferentes interfaces pode ser ainda ampliada com produções locais da Prefeitura de Niterói, permitindo, com isto, a criação quase ilimitada de conteúdos educativos, culturais, de entretenimento e de divulgação científica. Para fazer esse passeio é só clicar em: Parque Virtual Niterói | Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade – Smarhs (parquevirtualniteroi.com.br).