Prefeitura Móvel faz mais de 2,7 mil atendimentos no Largo da Batalha

O Prefeito Axel Grael encerrou o último dia da Prefeitura Móvel no Largo da Batalha neste sábado (03) com uma visita aos projetos e serviços sociais que foram oferecidos à população no local durante a semana. Além de atendimento para dúvidas e demandas relacionadas ao município, quem visitou o espaço pôde aproveitar o atendimento do Procon, fazer emissão de segunda via de documentos e conferir as  ações de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia e testes de Covid-19. Mais de 2,7 mil atendimentos foram feitos pelas equipes da Prefeitura desde o início do projeto, na última segunda-feira.

Acompanhado da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, e da secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o prefeito cumprimentou os profissionais que trabalharam no local e agradeceu a dedicação de todos. Participaram do projeto equipes das secretarias de Assistência Social (SMASES), Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Defesa Civil (SMDCG), Obras (SMO), Educação (SME), Saúde (FMS), Fazenda (SMF), Ordem Pública (SEOP), Desenvolvimento Econômico (Seden), Participação Social (Sempas), Culturas (SMC), Governo (Semug), Meio Ambiente (SMARH), Habitação (SMHRF), Subsecretaria de Trânsito e Transportes (SSTT), Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Casa do Empreendedor e Defesa do Consumidor (Procon).

“Foi uma semana inteira recebendo as pessoas, conversando com a população, falando sobre projetos importantes. Anunciamos investimentos em 7 comunidades aqui na região de Pendotiba. Hoje estamos vendo muita gente demandando serviços e estamos com uma série de ações atendendo as pessoas para demandas na área da saúde, na área da educação e assistência social. Mais um dia importante, um grande dia, trabalhando para a população”, destacou o prefeito.

A aposentada Vera Lúcia da Silva teve os documentos molhados e foi até a Praça do Largo da Batalha neste sábado (03) tirar a segunda via. Ela comemorou a possibilidade de realizar todo o procedimento perto de casa.

“Eu moro aqui em Pendotiba e estava precisando tirar a segunda via da identidade. Foi super rápido. Uma comodidade dessa perto de casa, sem precisar ir ao Centro, tive que vir aproveitar”, contou.

A dona de Casa Sheila Santos levou o filho Felipe, de 5 anos, para trançar os cabelos no estande de penteados afro. Depois de resistir um pouco em ficar sentado para fazer as tranças, o pequeno gostou do resultado.

“Ele adora cuidar do cabelo, é muito vaidoso, mas, como toda criança, não tem muita paciência de esperar. As meninas aqui foram nota 10 e souberam dobrar ele direitinho. Agora, é só aproveitar o fim de semana com o cabelo bonito. Ele está indo embora todo bobo”, disse a mãe.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, viu nas atividades da Prefeitura Móvel uma oportunidade de oferecer os serviços da pasta à população com maior vulnerabilidade social que mora na região. Ela considera as ações no local fundamentais para a promoção da cidadania e da diversidade.

“Além desse enfrentamento ao sub-registo, pudemos contribuir também com a emissão de segunda via de identidade. As pessoas que estão numa situação de maior vulnerabilidade muitas vezes não têm um recurso para pagar a guia. Então, esse convênio com o Detran permite a emissão da carteira sem pagamento do DUDA. Mas além disso, a gente orientou várias pessoas com a nossa psicóloga, que esteve aqui durante a semana, em relação aos serviços de saúde na área de saúde mental, encaminhamento para o CAPs, para os direitos de referência. Demos algumas orientações jurídicas, sobretudo em questões relacionadas à discriminação LGBTQIA+”, contou Nadine.

Para a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, a Prefeitura Móvel foi um importante instrumento para aproximar os moradores da região de Pendotiba de diversos serviços públicos na cidade. Segundo ela, as demandas apresentadas pela população ajudam a orientar as prioridades a serem executadas.

“A prefeitura precisa fazer isso sempre com frequência, porque é o jeito da população entender que a prefeitura não funciona sem a sociedade, e a sociedade também não funciona sem a prefeitura. É assim que nós trabalhamos juntos para melhorar a nossa cidade e a vida de todos que vivem aqui”, resumiu Dayse.