Educação de Niterói renova climatização nas escolas

A Fundação Municipal de Educação está renovando a climatização de todas as escolas da Rede. Até o fim do ano, quase mil aparelhos serão instalados. Os primeiros equipamentos já possuem destino certo: estão sendo instalados nos refeitórios, desde a última semana, para minimizar o calor provocado pelos fogões. A medida faz parte do PROCozinha – Programa de Reestruturação e Organização das Cozinhas Escolares -, que vai atuar na melhoria das condições de trabalho nesses espaços. Em seguida, a instalação será iniciada nas salas de aula.

Segundo a Superintendência do Departamento de Obras da FME, neste primeiro momento, os aparelhos estão sendo instalados nos 94 refeitórios de todas as unidades escolares municipais. A potência varia entre 32.000 BTUs e 40.000 BTUs. Para a instalação desses equipamentos, a FME realizou estudos prévios, para que a potência dos aparelhos se adequasse ao volume dos espaços a serem climatizados.

“Tenho feito um acompanhamento sistemático nas escolas e visto o quanto a questão da climatização é sensível. De imediato, aceleramos todos os processos burocráticos para adquirir novos aparelhos. Priorizamos, neste primeiro momento, os refeitórios e as escolas que ainda não possuem climatização. Oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e garantir um bom ambiente para o aprendizado de nossas crianças é fundamental”, disse o secretário Municipal de Educação e presidente da FME, Bira Marques.

Dentre as unidades que já receberam ar-condicionado para a climatização de seus refeitórios, encontram-se a E. M. Rachide da Glória, a E. M. Helena Antipoff, a E. M. Levi Carneiro e a E. M. Vila Costa Monteiro. As próximas a receberem serão E. M. Heloneida Studart, E. M. Diógenes Ribeiro, E. M. Demenciano de Moura e E. M. Sebastiana Pinho. A previsão é que todos os refeitórios já estejam devidamente climatizados em três meses, levando-se em consideração a necessidade de aumento de carga elétrica de algumas unidades escolares, dependendo da concessionária de energia para realização do serviço.

“O ritmo de instalação segue bem acelerado. Ao mesmo tempo, temos intensificado a conversa com a concessionária de energia para garantir a instalação nas unidades que ainda não possuem carga suficiente”, ressaltou o superintendente de Obras, Ricardo Grieco.

Salas de aula – Após o estágio de climatização do PROCozinha, os outros aparelhos restantes irão climatizar todas as salas de aula da Rede Municipal de Educação. Os equipamentos possuem potência de 18.000 BTUs. O prazo de instalação desses é até dezembro de 2023, com as devidas reformas estruturais nas instalações elétricas.–