Programação em Niterói tem exposição de réplicas de Portinari, stand up e roda de samba

O feriado de Corpus Christi (08) e o fim de semana em Niterói está cheio de atrações culturais. Tem para todos os gostos. Para comemorar os 120 de Cândido Portinari, uma exposição junta 20 réplicas de obras do pintor e oferece oficinas de música, teatro, arte e recreação na Biblioteca Parque de Niterói. Para quem gosta das artes cênicas, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe os espetáculos “Vida de Crente”, “Vulnerável” e “Alemã de Cria”. Uma roda de samba com Lula Matos vai animar o sábado (10) no Terreiro da Vovó, no Fonseca. Confira a programação:

Biblioteca Parque de Niterói recebe mostra do projeto “Portinari nas Quebradas”

Portinari em Niterói! A Biblioteca Parque de Niterói receberá, entre os dias 11 e 17 de junho, a exposição “Portinari, Arte e Meio Ambiente”, que faz parte do projeto “Portinari nas Quebradas”. Com foco em aproximar crianças e jovens das obras desse pintor ímpar da arte brasileira, a mostra chega à BPN graças a uma parceria entre o Projeto Portinari e a Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói.

Em comemoração aos 120 anos de Portinari, o foco do projeto foi levar, de maneira inclusiva e com linguagem atual, a arte desse pioneiro do modernismo brasileiro para os locais que mais lhe serviram de inspiração: as “quebradas”. A programação completa inclui, além da exibição de 20 obras do pintor, oficinas de arte, teatro, música e recreação com monitoria de arte-educadores locais capacitados monitores do projeto.

Criado em 1979, o Projeto Portinari foi iniciado por José Cândido, filho do artista Candido Portinari, em homenagem ao pai. A iniciativa foca em resgatar a vida e obra do pintor e em promover ações para expandir o legado artístico de Portinari para o público, em especial jovens e crianças. Além de Niterói, o projeto já passou por Rio de Janeiro, na comunidade da Cidade de Deus, e por Magé, na Região Metropolitana.

Portinari pelas Quebradas
Data: De 11 a 17 de junho de 2023
Visitação: Terça a sábado: 10h às 17h | Sábado: 10h às 16h
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/n – Centro, Niterói

Oscar Comedy Club apresenta três stand ups em junho

Quem gosta de humor não pode perder a nova programação do Teatro Popular. Neste mês, o palco projetado por Niemeyer apresenta o “Oscar Comedy Club”, festival que irá reunir grandes humoristas e arrancar risadas do público. Os primeiros convidados serão os comediantes Douglas Di Lima, na sexta (09), Cadu Manhães, na quinta (15), e Léa Maria, no sábado (24).

Primeiro a se apresentar, Douglas Di Lima promete divertir a plateia com o espetáculo “Vida de Crente”. Em uma sátira à religião, o jovem leva ao palco esquetes engraçadas e tem conquistado as redes sociais com o número. A apresentação acontece no dia 09, às 20 horas, com entrada a partir de R$30.

Na sequência, será a vez de Cadu Manhães transformar o tablado em uma sala de aula. Com o stand up “Vulnerável”, o comediante reflete a vida de professor e pai de uma forma leve e que provoca identificação no público. O evento acontece no dia 15, às 20 horas, com entrada a partir de R$25.

Por fim, Léa Maria irá apresentar “Alemã de Cria”. A estrangeira contará com bom humor suas experiências no Brasil, lugar pelo qual se apaixonou há seis anos. No espetáculo, ela narra choques culturais e a vida de solteira no país. O stand up acontece no dia 24, às 20 horas, com entrada a partir de R$30.

Os eventos têm como objetivo reunir amantes da comédia e também novos comediantes da cena local, fazendo do Teatro Popular uma referência para o gênero na cidade.

Vida de Crente – Douglas Di Lima
Data: Sexta-feira, dia 09 de junho de 2023
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Ingressos: R$60 (inteira) | R$30 (meia) no site Sympla e na bilheteria do Teatro

Vulnerável – Cadu Manhães
Data: Quinta-feira, 15 de junho de 2023
Ingressos: A partir de R$25 (meia-entrada) no site Sympla

Alemã de Cria – Léa Maria
Data: Sábado, 24 de junho de 2023
Ingressos: A partir de R$30 (meia-entrada) no site Sympla

Roda de samba do Terreiro da Vovó recebe Lula Matos

Sábado é dia de curtir um bom samba! O Terreiro da Vovó, roda tradicional do Fonseca, recebe Lula Matos para essa edição. Dia 10 de junho, a partir das 17h, Niterói vai poder curtir mais com esse artista treinado por grandes bambas do samba carioca.

Desde 2011 na cena niteroiense, o “Terreiro da Vovó” reúne artistas e fãs de todos os ritmos do gênero musical, desde o partido alto até o samba-canção. Além de exaltar grandes nomes da música brasileira, o projeto dá visibilidade para novos artistas e fomenta a cultura na Zona Norte, tornando-se um ponto de resistência da cidade.

Lula Matos é percussionista, cantor, compositor e produtor. Criado no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, o músico considera como mestre Ivan Milanez, percussionista e integrante da Velha Guarda da Império Serrano. Aprendeu com músicos experientes a tocar, cantar e compor. Em sua carreira solo, já lançou os álbuns “Me Faz Brilhar” (2013), “Lula Matos & Terças Descomplicadas (Ao Vivo)” (2017) e “Memórias do Samba: Samba de Raiz Vol1 e Vol2” (2019).

Terreiro da Vovó com Lula Matos
Data: Sábado, 10 de junho de 2023