Prefeitura de Niterói amplia a Moeda Social Arariboia

O prefeito de Niterói, AxelGrael, anunciou, nesta quarta-feira (7), a ampliação do número de famíliasbeneficiadas pela Moeda Social Arariboia. A lista com os novos contemplados foidisponibilizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e EconomiaSolidária (SMASES), gestora do programa. A Moeda Social Arariboia vai passar acontemplar quase 37 mil famílias. No total, são cerca de 92 mil pessoasbeneficiadas.

O prefeito também vai enviar à Câmara deVereadores um projeto de lei para aumentar o valor do benefício em quase 20%.Se a proposta for aprovada no Legislativo, as famílias vão receber a partir de293 arariboias, com valor máximo passando de 820 arariboias.

O programa permanente de transferência de rendaterá um investimento de cerca de R$ 200 milhões por ano na economia da cidade.Após um ano e meio de circulação, a Moeda Social Arariboia está na terceiraampliação e, nos próximos dias, vai chegar a dois milhões de transaçõescomerciais realizadas.
O prefeito Axel Grael fez o anúncio da ampliaçãoda Moeda Social em transmissão ao vivo pelos canais digitais da Prefeitura deNiterói.

“Estamos muito felizes de fazer esse anúncio. Apartir de julho teremos um aumento no valor dos repasses. Será quase 20% deaumento. Vamos também anunciar uma nova listagem de beneficiários. Vamosdistribuir o cartão na última semana de julho e o benefício já vai passar avaler ainda em julho. A Moeda já beneficia hoje cerca de 31 mil famílias emNiterói. Vamos chegar a quase 37 mil famílias passando para 92 mil pessoasrecebendo esse programa de transferência de renda. O Moeda Social Arariboia éum programa que iniciamos no final de 2021 e, desde que começamos, já tivemosuma circulação de R$ 150 milhões na economia, beneficiando cerca de 5 milestabelecimentos comerciais. Queria também lembrar que esse programa vai chegara R$ 200 milhões de investimentos da Prefeitura para oferecer melhorescondições de vida e alimentação para as famílias. Estamos trabalhando para queesse seja um programa cada vez mais eficiente”, disse o prefeito.

A Moeda Social Arariboia atende, atualmente, poucomais de 31 mil famílias com valor médio de 362 arariboias. O programa parte de250 arariboias para o primeiro beneficiado e tem valor máximo de 700 arariboiaspara famílias com seis integrantes. O novo valor, se aprovado, passa a ser de293 arariboias com acréscimo de 106 arariboias para cada membro adicional dafamília (até 6 pessoas). O valor máximo, por família, pode chegar a 823arariboias.

De acordo com Rodrigo Neves, ex-prefeito e atualsecretário Executivo do município, um dos requisitos do programa é que asfamílias mantenham as crianças na escola.

“Sabemos da dificuldade por que passam as pessoasque mais precisam, que sofrem com a crise do desemprego e com o aumento dospreços. Sabemos que a renda das pessoas diminuiu ao longo dos anos.  Aquiem Niterói, temos o compromisso de olhar para quem mais precisa. Com a MoedaArariboia, nós temos a contrapartida social porque um dos requisitos é que afamília mantenha a criança na escola. E a solução definitiva para a pobreza passapela educação. Ao mesmo tempo, vamos movimentar a economia da cidade já queestamos falando de um investimento de 200 milhões de reais que vai circular nocomércio local, fazendo a roda da economia girar na cidade”, afirmou RodrigoNeves.

Segundo o secretário de Assistência Social, EltonTeixeira, a Prefeitura está trabalhando para ampliar ainda mais o benefício.

“Estamos trabalhando para ampliar o benefício paraa população mais vulnerável. A Moeda Arariboia é um programa que atrela oauxílio à população com o desenvolvimento do comércio local e isso com oinvestimento da Prefeitura de Niterói que olha por cada segmento da cidade comresponsabilidade”, detalhou.Oprograma está em circulação há 18 meses. O lançamento ocorreu no final de 2021. Desde então, a Prefeitura fez circular mais de R$ 150 milhões pelos comérciosda cidade. Já são mais de cinco mil estabelecimentos comerciais cadastrados eaptos a aceitar a Moeda Arariboia pela venda de produtos e serviços.

As moedas sociais cumprem um papel fundamental nodesenvolvimento das comunidades já que permitem a criação de um mercadocomplementar e oferecem a possibilidade de se produzir e consumir dentro de umbairro ou município.

Também participaram da transmissão o vice-prefeito, Paulo Bagueira, o procurador-geral de Niterói, Francisco Soares, a deputada estadual, Verônica Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Cal e o vereador Andrigo de Carvalho.

Novos beneficiários – A lista com os nomes dosbeneficiados já está disponível para ser consultada em https://www.niteroi.rj.gov.br/arariboia/.Na próxima semana, a SMASES vai divulgar os dias e locais de distribuição dos novos cartões.