Prefeitura de Niterói recebe visita de comitiva de Moçambique

A Prefeitura de Niterói recebeu, esta semana, uma comitiva formada por autoridades do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique (MEF). A delegação esteve na cidade, por mediação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para conhecer a atuação da Escola de Governo e Gestão (EGG), que já se tornou referência no país em iniciativas inovadoras de formação profissional dos servidores municipais. Esta é a segunda vez, neste ano, que uma comitiva moçambicana visita Niterói para conhecer boas práticas da gestão municipal.

Durante o encontro, a equipe da EGG, que é vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), apresentou a atuação e a evolução da escola desde 2017, quando a instituição foi criada. Desde então, já foram emitidos mais de 6,7 mil certificados em mais de 250 cursos e oficinas, como o pioneiro programa de pós-graduação (MBA) em Gestão Pública Municipal em parceria com a UFF, e o Plano de Capacitação 2023-2024 dos servidores municipais. 

“Em fevereiro, autoridades de Moçambique tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da SEPLAG nas áreas de planejamento, orçamento, desenvolvimento dos servidores e transparência. Em Niterói, acreditamos que o desenvolvimento dos servidores é parte crucial de uma gestão voltada para resultados e para a condução de nosso planejamento estratégico. Desta forma, receber a delegação com o objetivo de aprofundamento no tema demonstra que estamos no caminho certo. Nossa atuação está se consolidando entre as diferentes práticas existentes”, reforçou a subsecretária executiva da SEPLAG, Isadora Modesto, que conduziu a reunião. 

A visita da delegação moçambicana teve como objetivos melhorar o conhecimento e as habilidades dos diretores e coordenadores do ministério a partir da troca de experiências com instituições de referência em Economia e Finanças Públicas, mapear programas acadêmicos de excelência e analisar modelos de sucesso em formação de funcionários públicos.  

“Nossa equipe da Escola de Governo e Gestão de Niterói gostou muito dessa troca de experiências. Ficamos muito honrados pela visita e orgulhosos por terem escolhido a EGG como escola de governo local para essa oportunidade junto com outras instituições renomadas. Essa visita mostra como nosso trabalho é reconhecido para além das fronteiras brasileiras”, destacou a diretora da EGG, Isabela de Jesus. 

José Joãozinho Bandeira, diretor nacional de Administração e Recursos Humanos do MEF, apontou que as autoridades procuraram a EGG pela experiência na formação dos servidores municipais. 

“Procuramos a escola porque achamos que tem muita experiência com intercâmbio de formação do servidor público. Por ter essa experiência, quisemos ver de perto e colher essas informações. O que nos foi apresentado, das iniciativas da escola, foi uma lição também para nós e esperamos, o mais breve possível, tentar aplicar [em Moçambique] algumas das coisas que foram aqui apresentadas”, finalizou.  

A visita também contou com a participação do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) de Niterói e o apoio do Banco Mundial.

Fotos: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo