Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói recebe mostra individual do artista plástico Tomaz Viana – Toz

Dono de um dos traçados que mais se vê no Rio de Janeiro, que, desde os anos 90, alegra e  enfeita as paredes e muros através de sua arte cheia de cores, o artista plástico Tomaz Viana – Toz abre mostra individual no Museu de Arte Contemporânea de Niterói no próximo sábado (10). A exposição “Todas as cores” reúne mais de 20 obras inéditas e uma pintura interativa no pátio do museu que dá a impressão que o prédio projetado por Oscar Niemeyer na Boa viagem está flutuando sob o céu.

Toz criou uma famosa família de personagens misturando referências quase universais do graffiti, da animação e os mangás japoneses, com seu mundo particular. Sua produção ganha vida em telas, esculturas, instalações, painéis e muros ao redor do mundo, onde ficam claras as referências às estamparias de tecidos populares no Mercado Modelo e à profusão de cores da Baixa do Sapateiro de sua infância em Salvador.

O Vendedor de Alegria, um de seus principais personagens, representa uma realidade ensolarada, alegre, cheia de vida e alto astral, inspirado nos vendedores ambulantes que circulam pelas praias brasileiras com bolas coloridas. E é ele, o Vendedor de Alegria, que, pela primeira vez, será o epicentro da próxima mostra de Toz. A exposição “Todas as Cores”, com curadoria de Cammila Ferreira, tem abertura marcada para o dia 10 de junho e acontece no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói. O personagem foi escolhido para ser a figura central pois traz consigo boas vibrações e energias, surgindo na mostra com novos detalhes, ineditamente se conectando com seus próprios e múltiplos braços, se unindo em um só abraço, um forte abraço coletivo.

São mais de 20 trabalhos inéditos e uma intervenção no pátio externo que abordam múltiplas perspectivas do personagem central. Destaque para a instalação “O Vendedor de Alegria” de cinco metros e mil bolas em sua cabeça, que nunca foi exposta no Brasil, apenas em Paris, em 2015; e para a pintura que cobrirá o pátio externo do MAC.

A mostra também conta com uma programação musical gratuita, com curadoria da Agência Insonia, que acontece aos sábados, no pátio externo do Museu. Os artistas MC Marechal e DJ Tamy se apresentarão na abertura, dia 10 de junho, das 14h30 às 17h. Além disso, em sábados alternados, Toz conduzirá visitas guiadas.

Sobre Toz: O traço inconfundível de um dos artistas urbanos mais atuantes do Rio de Janeiro, Tomaz Viana, conhecido como Toz, estampa e projeta alegria e cores na cidade do Rio de Janeiro desde a década de 90. O baiano que adotou o Rio como cidade do coração, se formou em Design, e vem assinando sua arte impactante pelas paredes e muros, incluindo um painel de 30 metros na Rua Sacadura Cabral, e o muro do Hotel Marina, no Leblon. Toz transpôs sua obra para as telas, esculturas e instalações, e já realizou uma série de exposições individuais. Em 2013, além de ter participado da sua primeira feira de arte internacional, a Brazilian Art Fair, em Miami, também lançou um livro compilando seus principais trabalhos. Em 2014, realizou sua primeira mostra institucional individual “Metamorfose” ocupando o Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2015, abriu sua primeira individual internacional, em Paris, com a Instalação “Vendedor de Alegria”. Em 2016, foi convidado para realizar dois painéis de graffiti indoor em Nova York e Hong Kong. Em 2018, realizou a individual Toz – Cultura Insônia na Caixa Cultural Recife.

Serviço
“Todas as cores”
De 10 de junho a 30 de julho de 2023.
MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.
Pátio – Aberto todos os dias, das 9h às 18h.
Galerias – De terça a domingo, das 10h às 18h (a rampa de acesso às galerias é fechada às 17h30).

Show
Sábado, 10 de junho, das 14h30 às 17h.
Ingressos
Inteiro: R$16,00 (dezesseis reais)
Meia-entrada: R$8,00 (oito reais) – é exigida a comprovação do direito ao benefício na ilheteria do museu. Têm direito à meia-entrada idosos a partir de 60 anos, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico, estudantes de escolas particulares, universitários e professores.
Os ingressos são válidos durante o horário de funcionamento do dia da compra e podem ser adquiridos online no site bit.ly/ingressoMACniteroi.
Gratuidades: Estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), crianças de até 7 anos, pessoas com deficiência, servidores públicos municipais de Niterói, pessoas moradoras ou nascidas em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo