Sessão solene na Câmara Municipal celebra os cinco anos do Pacto Niterói Contra a Violência

Uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Niterói nesta quinta-feira (23) marcou os cinco anos do Pacto Niterói Contra a Violência. O programa criado pela prefeitura em 2018 integra ações de reforço de policiamento e investimentos em tecnologia e projetos na área de educação, empregabilidade, esporte, Lazer e Meio Ambiente. A solenidade reuniu parlamentares, secretários da administração municipal e representantes da sociedade civil.

Com investimentos municipais de R$ 304 milhões, o Pacto Niterói Contra a Violência atua em 18 projetos nos eixos de Prevenção; Policiamento e Justiça; Convivência e Engajamento dos Cidadãos; e Ação Territorial Integrada. O programa integra ações de reforço de policiamento e investimentos em tecnologia e projetos como Escola da Família, Escola da Paz, Poupança Escola, Rede Mais Proteção, Espaço Nova Geração, Território da Juventude, EcoSocial, Banco de Oportunidades, Rede Mediar e Escritório Social – Rede Acolher.

Durante a sessão solene na Câmara, a professora e coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência, Graça Raphael, destaca o trabalho dos gestores de projetos ligados ao programa.

“Hoje, nós homenageamos 18 gerentes desses projetos. O Pacto Niterói Contra a Violência é uma política pública reconhecida internacionalmente, através da rede de paz da ONU, por conta do seu foco na promoção da vida e na política de paz. Isso é graças ao trabalho coletivo de cada um desses 18 gerentes que abraçaram a causa e se dispõem em desenvolver os projetos”, lembra Graça Raphael.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Paulo Henrique de Azevedo de Moraes, lembrou o período de concepção do programa, desenvolvido de forma multisetorial.

“Um projeto como esse tem muitas dimensões e transforma muita coisa, inclusive nós mesmos que participamos dele. Todos aqueles que participaram em mais de 90 reuniões temáticas, antes do início do projeto, estão de parabéns, foi extremamente enriquecedor. Esse é um projeto da cidade e não de um governo e esse é um dos motivos de ter colhido muitos resultados”, considera o Coronel Paulo Henrique de Azevedo de Moraes.

Para o secretário municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, o Pacto Niterói Contra a Violência é um importante instrumento de promoção da segurança a partir da redução das desigualdades sociais na cidade.

“O Pacto Niterói contra Violência é um pacto de muitos desafios. A violência muitas vezes é a expressão máxima da desigualdade. O nosso grande desafio é cuidar das pessoas que precisam. Com isso, diminuir a desigualdade e garantir direitos. É por isso que estamos na linha de frente, de uma prefeitura progressista, que tem compromisso com o povo e condições de transformar ainda mais a cidade de Niterói”, afirma Bira Marques.

As atividades ligadas ao Pacto Niterói contra a Violência acontecem de forma multidisciplinar, com a participação de diversas secretarias e administrações regionais. O objetivo é apresentar aos moradores as Políticas Públicas de Cultura da Paz; estimular a boa convivência, o respeito à diversidade e à democracia como valores fundamentais para a construção da paz; e oferecer serviços e atividades culturais, esportivas, educativas, ambientais e sociais.

O vereador Anderson Pipico, anfitrião da solenidade desta quinta-feira, ressalta que o encontro tem o objetivo de homenagear todos que atuam nas diversas atividades do programa.

“Esse grande pacto feito em Niterói veio para que possamos oferecer oportunidades e transformar a vida das pessoas. Como vereador, eu agradeço a oportunidade de estar aqui reconhecendo esse trabalho e a dedicação de cada um e cada uma. Cada trabalho realizado, cada ação que é feita em cada localidade do nosso município, tem o potencial de, juntas, mudar a vida dos niteroieneses”, destaca Anderson Pipico.