logo

logo logo logo Colab

Início
Oitava Operação já contabiliza 232 Porcos retirados das ruas de Niterói PDF Imprimir E-mail

Captura_de_Porcos_1_-_Maio_2011A oitava operação para a retirada de porcos das ruas de Niterói, realizada na madrugada desta sexta-feira (15/07), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devig), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), capturou mais 24 animais de vários bairros, somando 232 porcos já retirados desde o início das ações, em 24 de maio passado. Os porcos foram recolhidos nas ruas Martins Torres, em Santa Rosa; no Pé Pequeno, também próximo à Santa Rosa, onde havia muita reclamação dos moradores; bem como na Rua 22 de Novembro, no Fonseca, e na Praça da Engenhoca, no Barreto.

Para o chefe do Centro de Controle Animal do CCZ, o médico-veterinário, Fábio Villas Boas, a quantidade de porcos existentes em Niterói é muito grande devido à reprodução muito rápida, cerca de oito leitõezinhos por cria. São criadouros existentes, principalmente em comunidades carentes. À noite, de acordo com o técnico, os animais descem dos morros em busca de alimentos, revirando sacos e latões de lixo. Além de sujarem calçadas e ruas com fezes e urina, os animais podem provocar acidentes de trânsito ou atacarem pedestres, pois muitos deles são selvagens. E ainda, destaca o veterinário, esses animais sofrem muito, são maltratados, atropelados e até servem de alvo, pois muitos apresentam marcas de tiro.

 

Captura_de_Porcos_2_-_Maio_2011Após o recolhimento dos porcos, eles são enviados ao curral, em Itambi, distrito de Itaboraí, onde recebem tratamento adequado de veterinários, são vacinados, vermífugados e, depois, de 10 dias, se não forem reclamados pelos donos, vão a leilão.

O abandono dos porcos, ainda de acordo com Fábio, não é um problema só de Niterói. Outros municípios também enfrentam o mesmo problema e têm convênio com o mesmo curral para o recolhimento dos porcos, entre os quais a Prefeitura de Queimados, de Nova Iguaçu, entre outras cidades da Baixada.

 

 
campo 110 anos
Niterói Cervejeiro

PMUS

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ