logo

logo logo logo Colab

Início
VI Conferência De Saúde: gestão e financiamento são temas de reunião preparatória PDF Imprimir E-mail

Gestores das unidades que integram a Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participaram nesta quarta-feira (20/07) de reunião preparatória para a VI Conferência Municipal de Saúde (CMS), que será realizada nos dias 05, 06 e 07 de agosto próximos. A discussão girou em torno de temas como gestão e financiamento, no sentido de fortalecer a área de atenção básica, voltada ao atendimento de crianças até três anos, viés prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

 

Realizada na Universidade Salgado Filho (Universo), a reunião foi aberta pela vice-presidente da Vipacaf, Gisela Motta Miranda, que destacou a importância dessa prioridade para evitar a mortalidade das crianças nessa faixa etária. Ela informou ainda que o MS vai investir na infraestrutura de todas as 23 mil unidades de saúde do País, com o objetivo de que nenhuma tenha menos do que 150 metros quadrados e sejam totalmente informatizadas. A medida visa amplo atendimento às crianças de até três anos, e traça outras prioridades, segundo ela, das quais muitas já estão sendo realizadas pela Saúde de Niterói.

Os participantes foram divididos em dois grupos. As discussões focaram cinco eixos que irão mobilizar a VI Conferência Municipal de Saúde. Além de financiamento e gestão, os debates também foram sobre as estruturas físicas, a relação com os níveis de assistência, recursos humanos e processos de trabalho e acolhimento. O próximo encontro será no dia 25 deste mês, das 14 às 17 horas, no auditório da Universidade Salgado de Oliveira, à Rua Marechal Deodoro, no Centro.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ