logo

logo logo logo Colab

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Ato ecumênico homeganeia vítimas das chuvas PDF Imprimir E-mail

Pela manhã, prefeito caminhou pela Região Oceânica para divulgar ações de combate à dengue
 rn_ato3

Um ato ecumênico homenageou, na manhã deste sábado (6.4) as vítimas das chuvas no Morro do Bumba, em Niterói. Sobreviventes da tragédia acompanharam um culto organizado pela Federação das Associações de Moradores de Niterói (FamNit), ao lado da nova quadra poliesportiva construída no loca. Presente ao ato, o prefeito de Niterói foi acompanhado da mãe, Maria Luíza e falou sobre a tragédia que atingiu não apenas o Bumba, mas toda a cidade.


“A tragédia das chuvas é uma das páginas mais tristes da história de nossa cidade. Foi a tragédia da omissão, da ausência. Precisamos virar essa página, para que nunca mais ocorra algo parecido. Desastres naturais acontecem, é verdade e não há como impedi-los, mas temos ferramentas capazes de minimizar seus impactos. Estamos trabalhando duro para que isso jamais aconteça novamente em Niterói”, disse o prefeito.

 


O chefe do Executivo municipal enumerou as ações que vêm sendo tomadas desde que assumiu a prefeitura, entre elas, a inclusão de Niterói no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) federal das encostas, que permitirá obras em diversas comunidades da cidade, do programa Morar Melhor, lançado na última quinta-feira (4.4), e que vai destinar 5 mil habitações de interesse social às famílias de vítimas das chuvas de 2010 e de outras famílias que vivem em áreas de risco,
a instalação de uma estação meteorológica, da participação de Niterói no Centro de operações do Rio e das obras, já em fase final de contenção em comunidades como Grota do Surucucu, Bairro de Fátima, Caramujo e Garganta. Somados, os investimentos do Morar Melhor e do PAC das Encostas chegam a quase R$ 400 milhões. O prefeito enumerou ainda o plano chuva s de verão e a reativação dos núcleos de defesa civil nas comunidades.


A secretária executiva Marica Célia Vasconcellos lembrou da atuação da Secretaria de Assistência Social às vítimas
na gestão quando o atual prefeito de Niterói era titular da pasta e a regularização do Aluguel Social pago às famílias:

rn_ato1
“Essa é a data de uma das maiores tragédias da história de Niterói, comparada à tragédia do incêndio do Gran Circo, mas nessas situações, tiramos forças para buscar soluções e evitar que desastres assim ocorram novamente. Na época do desastre, estávamos em outro município e viemos para cá imediatamente para ajudar e a ação da Secretaria de Assistência Social também foi fundamental para auxiliar aquelas famílias”.


Após uma oração conjunta, comandada pelo pastor Marcos Raposo, todos que participaram do ato seguiram em direção à praça e depositaram rosas brancas em memória das vítimas da tragédia.


Combate à dengue


Pela manhã, antes de participar da homenagem às vítimas das chuvas, o prefeito percorreu a região de São Domingos e Cafubá, em Pendotiba, partitipando de uma ação de conscientização e combate à dengue. O prefeito caminhou pelas ruas, acompanhado de agentes de endemias, distribuiu panfletos explicativos, conversou com moradores e pediu a participação de toda a população no combate à doença, sobretudo na prevenção, para evitar que uma nova epidemia ocorra no ano que vem e nos próximos anos.


“A epidemia que estamos vivendo é fruto do descaso durante o ano passado. Se você não se previne, permite que o mosquito se multiplique, cresça e dissemine a doença no verão. Vamos trabalhar para reduzir esses índices e impedir novas epidemias. Estamos agora com três carros fumacê. Quando assumimos a prefeitura, não havia nenhum”, disse.


O prefeito recomendou, que todos os moradores que sentirem os sintomas da doença procurem imediatamente um dos centros de hidratação da cidade para receber atendimento imediato.
“Quem estiver com febre, dores no corpo, diarreia, deve ir a um dos postos que estão funcionando. Dobramos a quantidade de unidades de atendimento para a população. Importante ressaltar que, felizmente, não registramos nenhum óbito até agora”, ressaltou o prefeito.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ