logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura vai criar sistema integrado de museus PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), seguindo a orientação do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura, vai criar um sistema integrado de Museus.

O primeiro passo será fazer o cadastro de todos os museus, centro culturais, centros de arte, casas de cultura, galerias de artes, espaços culturais e pontos de cultura do município de Niterói.

De acordo com o secretário de Cultura, Arthur Maia, este trabalho já começou. “Iniciamos o processo de cadastro com as unidades culturais públicas, agora vamos dar seguimento com os espaços privados e com os pontos de cultura ”, ressalta Arthur.

Nessa primeira fase, está sendo feito um levantamento de dados primários de todos os locais. Posteriormente, com a pesquisa completa, será produzido um catálogo com todo o inventário e informações sobre esses espaços culturais.

O sistema tem como objetivo integrar os espaços museológicos e centros culturais federais, estaduais, municipais e particulares da cidade, além de promover o diálogo entre esses locais.

A iniciativa vai ampliar a visibilidade desses espaços na cidade, aumentando a visitação; vai melhorar a sinalização para estes espaços, organizar seus horários de funcionamentos e agendas, estreitar as relações e facilitar o diálogo entre museus e instituições afins, como as galerias de arte e centros culturais, além de promover o compartilhamento dos acervos e atividades museológicas integradas no município.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ