logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG

Licitações SMEL


Início
Proprietários têm até o próximo sábado para retirar bicicletas deixadas nos antigos bicicletários de Charitas e Camboinhas PDF Imprimir E-mail

Novos equipamentos serão instalados nos dois locais

 

 

27/01/2016 - Os proprietários de bicicletas que foram deixadas de forma permanente nos antigos bicicletários localizados em frente à estação dos catamarãs de Charitas, na Zona Sul de Niterói, e em Camboinhas,  na Região Oceânica, têm até o próximo sábado (30.1) para retirá-las.A desocupação é necessária  para que novos bicicletários sejam instalados nesses locais e para que os antigos possam ser restaurados.


As bikes que não forem resgatadas serão levadas para o Depósito Público Municipal, no Barreto. Os donos ainda terão o prazo de 30 dias para retirar as bicicletas no depósito, mediante apresentação de documentos pessoais. Depois desse prazo, elas serão doadas para instituições da cidade que incentivam o uso de bikes como meio de transporte.


Nesta quarta-feira (27.1), uma equipe do Programa Niterói de Bicicleta foi aos dois locais para colocar um aviso nas cerca de 50 bicicletas que estão estacionadas nos antigos bicicletários. Na sexta-feira passada, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) também afixou placas que orientam os ciclistas a retirarem as bicicletas dos antigos equipamentos.


Nos dois últimos anos foram instaladas 894 novas vagas de bicicleta em Niterói, distribuídas por todas as regiões da cidade. Até o fim de 2016, outras 210 vagas estão garantidas para implantação.

O bicicletário que ficará em frente à estação dos catamarãs terá capacidade para 70 bicicletas. Em Camboinhas serão 40 vagas. Outros bairros, como Piratininga, Centro, São Francisco e Icaraí receberão os equipamentos até o fim de semana.


A coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, explica que a instalação dos  novos bicicletários faz parte da atual política municipal de incentivo ao uso da bicicleta.

“Uma rede de infraestrutura cicloviária consistente precisa, além de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, de espaços adequados para as pessoas estacionarem suas bicicletas próximo ao local de destino. Além desta iniciativa, estamos neste momento finalizando um manual para incentivar a instalação de bicicletários pela iniciativa privada, principalmente em áreas comerciais. Queremos com isso quebrar o paradigma de que os ciclistas não são bons consumidores”, disse Isabela.


O ciclista que tiver a bicicleta recolhida pode obter mais informações sobre o resgate ligando para Depósito Público Municipal (2620-2323), que fica localizado na Travessa 22 de Maio, no Barreto.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ